Destaque Principal Geral Sem categoria

Marinha ativa Base de Submarinos da Ilha da Madeira no estado do Rio

Redação
Escrito por Redação

Programa prevê também construção de submarino com propulsão nuclear

A Marinha ativou hoje (17) a Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A base faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que visa à produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

Segundo a Força, será a base naval mais moderna da Marinha brasileira e vai contribuir para a preparação dos meios navais, prioritariamente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às organizações militares (OMs).

“Cabe a ela [base] prover facilidades de atracação, infraestrutura e apoio administrativo aos navios subordinados ao Comando da Força de Submarinos; segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OMs e empresas sediadas no complexo, além de oferecer apoio básico de saúde”, informa a Marinha.

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, destacou a dimensão estratégica da base naval. “Aqui estará em breve a força máxima de dissuasão estratégica de nosso país: submarinos convencionais com propulsão nuclear, submarinos com propulsão diesel-elétrica, e também modernas fragatas e outros meios de apoio ao fortalecimento da soberania e do desenvolvimento do país”, disse Ilques, na cerimônia que teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

 

Agência Brasil

Sobre o autor

Redação

Redação

%d blogueiros gostam disto: