Diário de São Paulo
Siga-nos

Marília vacina 80% do público-alvo contra gripe e doses ainda estão disponíveis

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 23 de abril, prossegue em Marília. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde,

Marília vacina 80% do público-alvo contra gripe e doses ainda estão disponíveis
Marília vacina 80% do público-alvo contra gripe e doses ainda estão disponíveis

Redação Publicado em 19/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h03


Segundo a prefeitura, pessoas dos grupos de risco podem procurar as unidades de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 23 de abril, prossegue em Marília. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, foram vacinados 80, 77% do público-alvo. A dose é uma das medidas de proteção para evitar agravos decorrentes dos principais vírus em circulação.

A população que faz parte dos grupos de risco pode procurar uma das 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 USFs (Unidades Saúde da Família).

Desde o início da força-tarefa, foram vacinadas 64.298 pessoas na cidade. Desse total, 49.002 fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Outras 11.936 receberam a dose por ter alguma doença crônica ou condição de saúde de vulnerabilidade, que assegura o acesso à vacina.

Além das crianças entre seis meses e cinco anos, idosos com mais de 60, grávidas ou mulheres que deram à luz recentemente, profissionais de Saúde e de Educação também podem ser imunizados pelo SUS crianças com até 9 anos e pessoas com mais de 50 anos.

A ampliação da faixa etária foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde e começou a valer no dia 25 de junho.

A enfermeira responsável pelo programa de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Renata Rodrigues Plácido, alerta a população para a importância da imunização e lembra também outros cuidados.

“É importante evitar ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas”, destaca.

Outra dica é evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. Em caso de espirro, a orientação é cobrir com lenço descartável. Se não for possível, é recomendado usar o antebraço ao invés da mão.

Casos confirmados

A Secretaria Municipal da Saúde informa que em 2018 foram confirmados oito casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Marília, sendo dois casos de vírus A (H1N1), três registros de A (H3N2), uma confirmação de Influenza B e dois casos em que não foi possível ao laboratório especificar o subtipo do vírus da gripe.

Em Bauru, foram registrados 22 casos de influenza, sendo 8 mortes por H1N1, e todas as pessoas que morreram faziam parte do grupo de risco e não se vacinaram. A cidade vacinou 89,56% do público-alvo e a vacinação é mantida apenas para as crianças que deverão tomar a segunda dose, e para as gestantes, dentro da rotina de Imunização do Ministério da Saúde.

Compartilhe  

últimas notícias