Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Marechal twitto’ assume presidência rotativa da União Europeia

A Eslovênia assume nesta quinta-feira (1º) a presidência rotativa da União Europeia, durante os próximos seis meses. É a segunda vez que este pequeno país dos

‘Marechal twitto’ assume presidência rotativa da União Europeia
‘Marechal twitto’ assume presidência rotativa da União Europeia

Redação Publicado em 01/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h28


Ele recebeu o apelido de marechal ‘Twitto’, em referência ao ex-ditador Tito, da Iugoslávia, e pelos ataques frequentes, principalmente contra a imprensa, lançados em sua conta no Twitter.

A Eslovênia assume nesta quinta-feira (1º) a presidência rotativa da União Europeia, durante os próximos seis meses. É a segunda vez que este pequeno país dos Balcãs, com apenas dois milhões de habitantes, vai estar no comando do bloco europeu. A grande preocupação de Bruxelas (sede da União Europeia) é saber como o governo ultraconservador do primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, que tem adotado uma retórica populista e xenófoba, vai conduzir essa tarefa.

Grande admirador do primeiro-ministro populista da Hungria, Viktor Orbán, e do ex-presidente dos EUA Donald Trump, o premiê esloveno recebeu o apelido de marechal “Twitto”, em referência ao ex-ditador Tito, da Iugoslávia, e pelos ataques frequentes, principalmente contra a imprensa, lançados em sua conta no Twitter. O dirigente esloveno usa a plataforma de maneira frenética, com cerca de 100 postagens por dia, para denegrir seus inimigos políticos, espalhar mensagens misóginas e promover suas teorias de conspiração.

Pouco conhecido do cenário político europeu, o dirigente, de 62 anos, assumiu o poder pela terceira vez em março do ano passado. Em 2018, o Partido Democrata Esloveno (SDS), do qual é líder, venceu as eleições legislativas e ele foi reeleito deputado com o slogan “Eslovênia em primeiro lugar”, se inspirando em seu ídolo Trump. Além de climatocético, o premiê da Eslovênia é abertamente xenófobo e tem recebido total apoio de Orbán, um dos políticos mais críticos da imigração na Europa.

Dias antes de assumir a presidência rotativa da União Europeia, Janez Jansa provocou polêmica ao anunciar que pretende distribuir abotoaduras com a efígie de uma pantera aos membros do Conselho Europeu. O problema é que, na Eslovênia, a imagem é muitas vezes associada aos movimentos ultranacionalistas.

.

.

.

RFI

Compartilhe  

últimas notícias