Diário de São Paulo
Siga-nos

Marcelo Moreno confirma infecção por Covid-19 e pede desculpas por manifestação contra a Copa América

Um dia depois da Conmebol abrir expediente disciplinar por causa de suas declarações ao criticar a realização da Copa América, o atacante Marcelo Moreno, da

MARCELO MORENO
MARCELO MORENO

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h14


Fora da estreia da competição pela Bolívia, atacante colocou em dúvida retorno a tempo para disputar a competição

Um dia depois da Conmebol abrir expediente disciplinar por causa de suas declarações ao criticar a realização da Copa América, o atacante Marcelo Moreno, da seleção da Bolívia, confirmou estar infectado com Covid-19 e recuou, pedindo desculpas pela declaração. Ele afirmou que as críticas não partiram dele, mas sim de seu staff, e colocou em dúvida seu retorno a tempo de atuar na competição (confira o comunicado completo no fim da nota).

– O que foi expressado na publicação da minha conta no Instagram não foi uma declaração textual que dei pessoalmente, razão pela qual não foi minha intenção gerar polêmica, ofender ou questionar, a Confederação Sul-Americana de Futebol, nem suas autoridades – disse o atacante.

Moreno está isolado em um hotel em Goiânia, cumprindo a quarentena e o período de isolamento. Enquanto isso, a Bolívia já está em Cuiabá para o jogo contra o Chile, na próxima sexta, às 18h (de Brasília), na Arena Pantanal. O jogador colocou em dúvida seu retorno a tempo.

– Nada mais me fazia sonhar que seguir jogando pela Verde na Copa América, depois de todo o esforço que fizemos em nosso time para nos superar e demonstrar que podemos ser competitivos, mas ao chegar ao Brasil meu teste deu positivo. Agora, a doença não me permite ter certeza do tempo de retorno.

Entenda o caso

Segundo informações publicadas pela imprensa boliviana e confirmadas pelo ge, a Confederação Sul-Americana de Futebol entendeu que o jogador, que pertence ao Cruzeiro, cometeu uma infração ao regulamento da competição ao “faltar com respeito e agir de maneira ofensiva”, além de “realizar manifestações difamatórias”.

Marcelo Moreno terá até esta quinta-feira para montar uma defesa e se justificar. De acordo com a Conmebol, o jogador pode ser enquadrado no Artigo 7 do Código Disciplinar da competição, que prevê as seguintes medidas:

  • A) Advertência;
  • b) Aviso;
  • c) Multa;
  • d) Devolução de prêmios;
  • e) Retirada de título.

Moreno criticou, na terça-feira, a Conmebol, entidade que organiza a Copa América, por conta dos casos de Covid-19 confirmados em pessoas ligadas à competição, disputada desde o último domingo no Brasil.

– “Obrigado a vocês da Conmebol por isso. A culpa é totalmente de vocês. Se morre uma pessoa, o que vocês vão fazer? O que importa é somente o dinheiro, a vida do jogador não vale nada?”, escreveu Marcelo Moreno

Marcelo Moreno faz crítica a Conmebol — Foto: Reprodução/Instagram

Marcelo Moreno faz crítica a Conmebol — Foto: Reprodução/Instagram

Em uma rede social, o jogador usou uma postagem do ge para fazer seu comentário. Era a foto de chamada de uma reportagem que indica que, de acordo com o Ministério da Saúde, são 52 contaminados por Covid-19 na competição, sendo 33 jogadores e membros das delegações e 19 prestadores de serviços contratados para o evento.

Por ter dado positivo no exame de Covid-19, Moreno ficou fora da estreia da Bolívia contra o Paraguai, na última segunda, em Goiânia. A Federação Boliviana admitiu que três jogadores e um membro da comissão técnica apresentaram testes positivos para a doença, mas não revelou seus nomes.

Veja o comunicado de Marcelo Moreno

Muito respeitosamente quero me expressar a opinião pública sobre as mais recentes declarações divulgadas sobre mim por meio das minhas redes sociais, com a intenção de esclarecer e contextualizar o ocorrido.

O que foi expressado na publicação da minha conta no Instagram não foi uma declaração textual que dei pessoalmente, razão pela qual não foi minha intenção gerar polêmica, ofender ou questionar, a Confederação Sul-Americana de Futebol, nem suas autoridades.

Lamentavelmente, minha preocupação pela situação do meu contágio de Covid-19, que me impediu de jogar com minha querida seleção boliviana na estreia da Copa América 2021 e pela pandemia em geral que nos afeta a todos, foi interpretada de maneira incorreta por quem é encarregado de realizar minhas comunicações públicas.

Tem sido dias muito difíceis para todos e com muita pressão a partir dos jogos da Eliminatória, e dentro deste cenário ocorreu tudo isso.

Entendo que a Conmebol tem feito um esforço por organizar a Copa América para manter a competitividade e o rendimento esportivo das seleções, visando o Mundial, enquanto a mesma situação da pandemia nos gera situações que são complicadas para relevar.

Nada mais me fazia sonhar que seguir jogando pela Verde na Copa América, depois de todo o esforço que fizemos em nosso time para nos superar e demonstrar que podemos ser competitivos, mas ao chegar ao Brasil meu teste deu positivo. Agora, a doença não me permite ter certeza do tempo de retorno.

A todas as pessoas que tem se sentido ofendidas pelo ocorrido, pelo bem da minha querida seleção e de todas as pessoas que amam o futebol, espero que minhas palavras sirvam para trazer tranquilidade e que o torneio continue oferecendo alegrias em meio a momentos adversos que estamos vivendo.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias