Diário de São Paulo
Siga-nos

Marcelo Melo conquista Wimbledon em maratona de quase cinco horas

Foram eternos 281 minutos. Um jogo tão longo quanto inesquecível. O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot se tornaram campeões de duplas do torneio

Marcelo Melo conquista Wimbledon em maratona de quase cinco horas
Marcelo Melo conquista Wimbledon em maratona de quase cinco horas

Redação Publicado em 15/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 18h24


Ao lado do polonês Lukasz Kubot, brasileiro supera 4h41 de drama na final e leva único Grand Slam que Brasil ainda não havia vencido na Era Aberta (desde 1968)

Foram eternos 281 minutos. Um jogo tão longo quanto inesquecível. O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot se tornaram campeões de duplas do torneio de Wimbledon, o único Grand Slam que faltava ao Brasil na Era Aberta (desde 1968). O título veio em 4h41 com vitória sobre o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic, cabeças de chave 16, por 3 sets a 2, parciais de 5/7, 7/5, 7/6(2) e 3/6 13/11.

O feito histórico foi o desfecho de uma narrativa dramática na decisão. Melo e Kubot brilharam quando pressionados diante de adversários muito sólidos, apesar de inexperiente em grandes finais. Foi o desfecho apropriado para um resultado marcante para o tênis brasileiro após uma grande campanha no Grand Slam britânico. A vitória só veio no terceiro match-point, quase uma hora depois das primeiras chances para fechar o jogo.

Garantido como número 1 no ranking individual de duplas, o mineiro conquistou o único Grand Slam que um brasileiro ainda não havia conquistado desde 1968, quando o tênis se profissionalizou (antes, Maria Esther Bueno venceu em Wimbledon em 59, 60 e 64). Marcelo Melo havia sido campeão em Roland Garros, na França, em 2015, ao lado do croata Ivan Dodig. E o brasileiro Bruno Soares venceu também em duplas masculinas na Austrália e no US Open, em 2016.

Líderes no ranking do ano, Melo e Kubot somam 14 vitórias consecutivas no circuito. Eles venceram também ATP 250 de s-Hertogenbosch (na Holanda), o ATP 500 de Stuttgart, torneios preparatórios disputados na grama. Eles também foram campeões na quadra dura do Masters 1000 de Miami, em abril, e no saibro do Masters 1000 de Madri, em maio. Em Wimbledon, foram quatro vitórias em cinco sets, incluindo a semifinal e a decisão.

Marcelo Melo Wimbledon (Foto: Michael Steele / Staff)

Marcelo Melo Wimbledon (Foto: Michael Steele / Staff)

Três Match Points

Os rivais embalaram no final da primeira parcial, não cometeram erros e conseguiram quebrar o polonês para sair na frente no jogo. O austríaco Marach conseguiu fazer a diferença do fundo e disparou uma devolução vencedora no break point.

Assim como no primeiro set, Marach e Pavic permaneceram mais firmes na devolução. A história se inverteu no segundo set, quando o brasileiro e o polonês cresceram na partida. Kubot encontrou devoluções impecáveis e conseguiu empatar a partida com um grande lob. O equilíbrio predominou na parcial seguinte e, sem quebras, a decisão foi para o tiebreak pela primeira vez. Melo e Kubot não sentiram a pressão e foram melhores para voltar a liderar o placar.

Os adversários não recuaram e conseguiram pressionar o mineiro e conquistar nova quebra para abrir 3/1. Novamente no saque do austríaco, Melo e Kubot quebrar e igualaram a parcial.

O desfecho do jogo foi dramático. Os favoritos começaram sacando, mas o quinto e decisivo set seguiu sem quebras. Como o quinto set é longo, a dupla vencedora teria de abrir dois games de vantagem para fechar a partida. O parceiro do brasileiro voltou a brilhar na devolução e conseguiu pressionar novamente Marach, mas Melo não se encontrou e os oponentes igualaram em 5/5 no 5º set.

O mineiro foi firme no último game e teve dois match-points, mas o croata Pavic brilhou no serviço e conseguiu salvar ambas as chances. Sacando em 8/8, Kubot passou sufoco e precisou salvar três chances de quebras consecutivas. Os adversários seguiram pressionando, mas o brasileiro e o polonês não se abalaram. Após a paralisação de 10 minutos para que as luzes fossem ligadas, a quebra veio e Marcelo Melo e Lukasz Kubot foram ao chão, comemorando a conquista no terceiro match point.

Marcelo Melo Kubot final duplas Wimbledon (Foto: Glyn Kirk / AFP)

Marcelo Melo Kubot final duplas Wimbledon (Foto: Glyn Kirk / AFP)

Compartilhe  

últimas notícias