Diário de São Paulo
Siga-nos

Marcelo Emerson: O peso que torna a vida mais leve

Tchelo Emerson

Marcelo Emerson: O peso que torna a vida mais leve
Marcelo Emerson: O peso que torna a vida mais leve

Redação Publicado em 08/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h05


O peso que torna a vida mais leve

Tchelo Emerson

Arte e criatividade andam juntas, mas a ideia equivocada de criatividade nos leva a pensar que o artista sempre deve criar novos paradigmas.
Não! A criatividade pode gerar arte brilhante mesmo sobre parâmetros estabelecidos, ainda mais quando o maior objetivo é entreter.
No rock n’ roll, houve revolucionários como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard que arrebentaram as barreiras do establishment nos anos 50. Muitos vieram depois e criaram sobre o modelo dos pioneiros. A banda britânica Motorhead é um excelente exemplo disso.
E o legado de Lemmy Kilmister está muito bem representado pelos alemães da banda CROSSPLANE.
Formada em Essen, em 2009, a banda alemã já entrega de cara: “nós somos o CROSSPLANE e tocamos rock n’ roll”, parafraseando o ídolo Lemmy e fazendo disso uma declaração de princípios: eles tocam um rock n’ roll pesado, sujo e divertido ou como eles declaram: com a “atitude arrogante do punk associada ao rock cru, que é feito para as ruas, com inserção de heavy metal e boa dose de groove”.
Como uma boa representante da Kustom Kulture (tendência de personalizar artigos de moda, arte e veículos dos anos 50 em diante, tendo a marca de motos Harley-Davidson como representação mais conhecida), a banda CROSSPLANE pega o rock pesado, estilo Motorhead, e personaliza à sua maneira. Não à toa, a própria banda declara que tem “diesel no sangue”.
Esses alemães trabalham suas influências criando sua própria originalidade em músicas como “I will be King”, que está no ótimo álbum “Class of Hellhound High” (Shinigami Records).
CROSSPLANE já atingiu certa popularidade no Brasil, o que rendeu um vídeo de agradecimento aos fãs brasileiros e a promessa de que, tão logo a pandemia acabe, a banda fará shows em nosso país.
A música pode amenizar a dureza dos desafios pelos quais o mundo atravessa. O CROSSPLANE toca música pesada para deixar a vida mais leve. Como disse Mick Jagger: “Eu sei, é apenas rock n’ roll, mas eu gosto”.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias