Diário de São Paulo
Siga-nos

Maratonista Paulo Roberto garante vaga no Japão e, em live, aborda apoio, rivalidade e planos

O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula será um dos três representantes do Brasil na prova, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Seu índice foi alcançado em

MARATONISTA
MARATONISTA

Redação Publicado em 01/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h13


Natural do Oeste Paulista, atleta é um dos três brasileiros garantidos na prova e deve realizar preparativos em Portugal, onde vive

O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula será um dos três representantes do Brasil na prova, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Seu índice foi alcançado em fevereiro do ano passado, entretanto a vaga foi confirmada oficialmente neste final de semana, com o fechamento do ranking mundial. Daniel Nascimento e Daniel Chaves também se classificaram pelo país.

Paulo Roberto vai para sua terceira participação em Jogos Olímpicos, a terceira seguida. Em julho, o fundista completa 42 anos. Em Londres, em 2012, ele foi o oitavo colocado na maratona, enquanto em 2016, no Rio de Janeiro, foi o 15º colocado.

Assim que a confirmação oficial foi concretizada, o atleta fez uma transmissão ao vivo por meio de suas redes sociais. Porém não somente a alegria pela vaga virou tema. Na live, Paulo Roberto falou sobre o apoio aos fundistas (visto como pequeno); rivalidade; relembrou seu início no Oeste Paulista, sua terra natal; e ainda da agenda até o Japão.

Veja os principais pontos da live

Preparação: Paulo Roberto explicou que, a partir de agora, os treinos irão priorizar a tática necessária para que o arranque na reta final da prova esteja ideal. O atleta falou da satisfação com sua resistência para encarar os primeiros 30km dos 42km da maratona e destacou a necessidade de melhorar, visando a um bom desempenho nos últimos 12km.

Preparação parte 2: Um camping no Quênia foi descartado a princípio. O país africano tem sido destino de muitos fundistas, sobretudo pelo clima e altitude. Mas Paulo, que vive em Portugal, buscará meios para fazer um bom período de treinos por lá. Uma das ideias é levar seu irmão, Luiz Fernando, também ligado ao atletismo. A dupla nasceu em Pacaembu e cresceu na vizinha Irapuru, no Oeste Paulista.

Apoio: O maratonista aproveitou o momento comemorativo para deixar seu pedido de melhora em relação ao apoio aos fundistas do Brasil (atletas especializados nas provas de longa distância). E foi com base nessa necessidade que ele não desperdiçou a chance de agradecer aos patrocinadores que tem, principalmente portugueses. Paulo ainda aguarda para ser vacinado pela ação conjunta entre o governo brasileiro e entidades ligadas ao esporte olímpico.

Rivalidade (e pódio): O atleta também não perdeu a chance de rebater todo comentário acerca de uma eventual rivalidade entre os maratonistas do país. Ele ressaltou a qualidade de seus compatriotas que também estarão no Japão e vê o momento como uma grande possibilidade da maratona brasileira levar mais de um representante ao pódio (abaixo, veja na íntegra).

A cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido e a cerca de 1100km de Tóquio, será sede da maratona nos Jogos Olímpicos. A prova está marcada para o penúltimo dia do evento. As Olimpíadas começam em 23 de julho e terminam em 9 de agosto.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias