Diário de São Paulo
Siga-nos

Mais prazo

O Ministério da Educação pediu ao Conselho Nacional da Educação (CNE) a prorrogação da resolução que vai determinar o aumento da carga horária dos cursos de

Mais prazo
Mais prazo

Redação Publicado em 25/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h14


MEC pede prorrogação de regra que vai ampliar curso de formação de professores

O Ministério da Educação pediu ao Conselho Nacional da Educação (CNE) a prorrogação da resolução que vai determinar o aumento da carga horária dos cursos de formação de professores da educação básica.

Ao G1, o CNE confirmou o pedido e afirmou que o parecer será relatado em 3 de julho, quando ocorre a próxima reunião dos conselheiros.

Entenda a mudança

Há três anos, o CNE estabeleceu novas diretrizes para a formação de professores que incluem a ampliação da carga horária. A proposta é para que as licenciaturas passem de 2.800 horas para 3.200 horas, sendo assim a duração dos cursos saltaria de três para quatro anos.

As regras já poderiam estar valendo em 2017, porém o MEC pediu prorrogação de um ano. O novo prazo vence neste mês de julho, por isso o governo novamente solicitou o adiamento. Ainda não se sabe por quanto tempo.

O MEC informou que o pedido de prorrogação se “pauta na Lei de Diretrizes e Base da Educação e pela Lei do Novo Ensino Médio, que vinculam os currículos dos cursos de formação de docentes à Base Nacional Comum Curricular.” Para o governo, os currículos de formação de professores precisam contemplar a base do ensino médio, que ainda está em construção.

Além disso, segundo o governo, o CNE também recebeu pedido de prorrogação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Compartilhe  

últimas notícias