Diário de São Paulo
Siga-nos

Mais de 200 mil pessoas fogem da Ucrânia para países vizinhos

Mais de 200 mil ucranianos chegaram a países vizinhos desde o início da invasão russa, na quinta-feira (24), de acordo com um novo balanço da agência das

Mais de 200 mil pessoas fogem da Ucrânia para países vizinhos
Mais de 200 mil pessoas fogem da Ucrânia para países vizinhos

Redação Publicado em 27/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h31


Estimativa é da agência das Nações Unidas para os refugiados

Mais de 200 mil ucranianos chegaram a países vizinhos desde o início da invasão russa, na quinta-feira (24), de acordo com um novo balanço da agência das Nações Unidas para os refugiados.Mais de 200 mil pessoas fogem da Ucrânia para países vizinhosMais de 200 mil pessoas fogem da Ucrânia para países vizinhos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados disse, usando o Twitter, que os números de pessoas que fogem das tropas russas estão em constante mudança e que outra atualização será emitida ao longo deste domingo.

A estimativa no sábado foi de que pelo menos 150 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Polônia e outros países, incluindo a Hungria e a Romênia. O governo da Polônia disse, no sábado, que mais de 100 mil ucranianos tinham atravessado a fronteira polaco-ucraniana só nas últimas 48 horas.

Ofensiva militar

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeio de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou 150 mil deslocados para a Polônia, Hungria, Moldávia e Romênia.

O presidente russo Vladimir Putin disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender. O Kremlin acrescentou que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN0, União Europeia e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias