Diário de São Paulo
Siga-nos

Maioria dos moradores da Grande SP vive em imóvel próprio, diz pesquisa; sistema de segurança é prioridade

A maior parte da população da região metropolitana de São Paulo mora em imóvel próprio: são quase 7 em cada 10 moradores, de acordo com o Censo QuintoAndar de

Maioria dos moradores da Grande SP vive em imóvel próprio, diz pesquisa; sistema de segurança é prioridade
Maioria dos moradores da Grande SP vive em imóvel próprio, diz pesquisa; sistema de segurança é prioridade

Redação Publicado em 22/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 06h57


A maior parte da população da região metropolitana de São Paulo mora em imóvel próprio: são quase 7 em cada 10 moradores, de acordo com o Censo QuintoAndar de Moradia realizado .

Segundo o levantamento, 66% dos moradores da região já são donos de suas moradias, sendo que 58% vivem em domicílios quitados e 8%, em financiados. Quem paga aluguel representa 28% entre os pesquisados. Os outros 5% são daqueles que residem em imóveis cedidos ou emprestados.

O estudo — realizado entre os dias 11 e 21 de outubro do ano passado com 3.186 pessoas (44% do Sudeste, 15% do Sul, 8% do Centro Oeste, 26% do Nordeste e 8% do Norte) com idade a partir de 21 anos — tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Maioria é proprietário de onde mora — Foto: Arte g1

Maioria é proprietário de onde mora — Foto: Arte g1

O estudo aponta ainda que as casas são predominantes na Grande São Paulo, com 79% – sendo 64% delas em ruas abertas e 15% condomínios/vilas. Os apartamento representam 21% das moradias.

Para 95% dos moradores pesquisados, a residência é o lugar favorito e é onde 78% passam a maior parte do tempo.

Entre todos os cômodos, o quarto foi aquele que foi eleito o preferido por 45% das pessoas. A configuração mais comum são imóveis com dois quartos (47%), quintal ou área externa (70%) e garagem (60%).

A idade média das residências na Grande São Paulo é de 30 anos, um pouco maior do que a registrada na pesquisa nacional, de 25 anos.

Segurança é preocupação entre paulistanos

O Censo QuintoAndar de Moradia na Grande São Paulo revelou ainda que sistema de câmeras de segurança é prioridade para 68% dos entrevistados que moram em casas e 80% dos que residem em apartamento.

“Tanto o número de pessoas que já possuem o sistema de segurança, como o de pessoas que gostariam de instalar as câmeras são maiores em São Paulo do que em outras regiões metropolitanas avaliadas, o que reafirma a preocupação do paulistano com segurança”, afirma o gerente de Dados do QuintoAndar, Thiago Reis.

De acordo com o levantamento, a porcentagem de moradores de apartamentos que possuem sistema de câmeras de segurança na Grande São Paulo é de 77% – maior do que a média nacional, de 50%. E a porcentagem de moradores que não possuem o sistema de segurança e gostariam de tê-lo chega a 81%.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias