Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Mães no Enem’: projeto reúne voluntárias para cuidar de filhos de candidatas durante as provas

Um projeto vai conectar babás voluntárias e mães inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não têm com quem deixar os filhos enquanto fazem

‘Mães no Enem’: projeto reúne voluntárias para cuidar de filhos de candidatas durante as provas
‘Mães no Enem’: projeto reúne voluntárias para cuidar de filhos de candidatas durante as provas

Redação Publicado em 26/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 07h21


Um projeto vai conectar babás voluntárias e mães inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não têm com quem deixar os filhos enquanto fazem as provas. As interessadas em participar como voluntárias ou utilizar o serviço devem mandar e-mail para mã[email protected] até o 1º de novembro. O projeto é exclusivo para mulheres e sem fins lucrativos.

O Enem vai ser aplicado pela primeira vez em dois domingos, 5 e 12 de novembro, em todo o país.

O “Mães do Enem” foi idealizado pela jornalista Fernanda Vicente, de Santos, no Litoral de São Paulo, e ocorre pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, uma rede formada por 245 voluntárias em 22 estados mais Distrito Federal atendeu 44 mães e 55 crianças. Fernanda ainda não tem os números deste ano, mas diz que ele deve superar os de 2016.

“Queremos atender mais gente e chegar em lugares onde não chegamos no ano passado em todas as regiões do país.”

Para participar como voluntária é necessário preencher uma ficha cadastral e enviar cópias de documentos e atestado antecedente criminal. As informações serão analisadas. As mães interessadas em ser atendidas também precisam preencher uma ficha de interesse e encaminhar cópias de documentos. Todos o material será mantido sob sigilo.

O projeto fará a ponte entre as voluntárias mais próximas às mães que precisam do serviço.

Segundo Fernanda, as mulheres que se cadastraram estão disponíveis para trabalhar nos dois domingos do Enem (5 e 12 de novembro), porém este não é um requisito. Voluntárias disponíveis em apenas um dos dias também são bem-vindas, de acordo com ela.

“Eu acredito nesse poder de união entre as mulheres e isso me traz um outro olhar sobre o mundo. É um projeto por mulheres e para mulheres. Sororidade e união. Neste trabalho tenho contatos com muitas mulheres com realidades completamente diferentes da minha, isso é muito enriquecedor”, diz.

Cerca de 80% das mulheres interessadas são mães solo, mas este não é um critério para demandar umas das babás. Basta ter filhos e precisar de ajuda.

Compartilhe  

últimas notícias