Diário de São Paulo
Siga-nos

Mãe de Italo Ferreira diz que filho prometeu ouro: “Menino muito especial”

Baía Formosa acordou em festa nesta terça-feira. Uma carreata na cidade potiguar celebrou o ouro de Italo Ferreira no surfe das Olimpíadas de Tóquio. A

MÃE
MÃE

Redação Publicado em 27/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h05


Baía Formosa acordou em festa nesta terça-feira. Uma carreata na cidade potiguar celebrou o ouro de Italo Ferreira no surfe das Olimpíadas de Tóquio. A família do novo campeão olímpico brasileiro recebeu os cumprimentos dos vizinhos, e a mãe, Katiane Ferreira se emocionou ao falar sobre o filho.

– Quando ele saiu. Eu dei um abraço e disse: “Meu filho, traz o ouro!” Ele disse: “Eu vou trazer o ouro.” E conquistou essa vitória graças a Deus. Foi mais que merecido, porque ele é um menino muito especial. Italo é humilde demais, é carinhoso, carismático com todo mundo. Foi merecido esse ouro para ele- disse Katiane.

Italo ressaltou a importância de sua família depois de conquistar o ouro em Tóquio. Ele chorou ao se lembrar da avó, Dona Mariquinha, que faleceu há dois anos.

– Desde o início é uma história que está emocionando todo mundo. Ele batalhou muito para chegar onde quis. Primeiro foi o título mundial que ele tanto desejava e conseguiu, graças a Deus. Esses dias que ele passou aqui, foi justamente para isso, para treinar, ficar entre família, ficar entre amigos. Os meninos brincavam com ele: “Ouro ou prata”. Ele dizia: “Não, eu quero o ouro. Competir para ser o primeiro e ganhar o ouro. Aí realizo um outro sonho, de ser campeão olímpico”. Ele desejava demais esse título – disse Katiane.

Ítalo Ferreira assiste vídeo da família e diz que não vê a hora de encontrar família e amigos

Ítalo Ferreira assiste vídeo da família e diz que não vê a hora de encontrar família e amigos

Katiane Ferreira, mãe de Ítalo Ferreira — Foto: Reprodução

Katiane Ferreira, mãe de Ítalo Ferreira — Foto: Reprodução

Italo conquistou a primeira medalha de ouro da história do surfe em Jogos Olímpicos. Na final, ele superou o japonês Kanoa Igarashi com sobras. Apesar da quebra da prancha logo em sua primeira tentativa de manobra, o brasileiro não desanimou. Agressivo durante toda a bateria, conseguiu três boas notas, o suficiente para deixar o japonês em combinação. No somatório final, 15,14 contra 6,60 do rival. A festa começou antes mesmo do fim, a dois minutos do sinal tocar. O ouro já estava garantido.

– Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu – disse Italo.

Italo Ferreira com a primeira medalha de ouro do surfe, nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: André Durão

Italo Ferreira com a primeira medalha de ouro do surfe, nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: André Durão

Final começa com prancha quebrada

A final olímpica começou com um evento inesperado. Logo em sua primeira onda, Ítalo quebrou a prancha, precisando substituí-la por um equipamento reserva. Ele recebeu 1.70 pelas poucas manobras obtidas. Já Kanoa teve um 3.83 como primeira nota. Pouco depois, ele levou um 0.67 após sofrer uma queda.

Italo Ferreira com a prancha quebrada — Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Italo Ferreira com a prancha quebrada — Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Aos oito minutos corridos, Italo pegou a sua primeira boa onda, recebendo nota 7.00 dos juízes. Empolgado, o brasileiro trocou a sua segunda nota na sequência, ao pegar uma onda de 5.50. A 16 minutos do término, Ítalo foi para um aéreo e recebeu 7.77, deixando Kanoa Igarashi numa combinação de 14.77.

Mais tranquilo do que nunca, Italo continuou dando show em Tsurigasaki. A três minutos do fim, ele pegou uma onda de 7.37 e já começou a comemorar. Coube a Kanoa Igarashi apenas aceitar a derrota e assistir de camarote à vitória do brasileiro.

Aguenta coração! Ítalo faz 7.77 e dificulta a vida do japonês

Aguenta coração! Ítalo faz 7.77 e dificulta a vida do japonês

Ítalo Ferreira comemora o ouro olímpico!

Ítalo Ferreira comemora o ouro olímpico!

Final

1. Kanoa Igarashi (JAP) 6.60 x Italo Ferreira (BRA) 15.14

Disputa do bronze

1. Gabriel Medina (BRA) 11.77 x Owen Wright (AUS) 11.97

Resultados da semifinal

1. Kanoa Igarashi (JAP) 17.00 x Gabriel Medina (BRA) 16.76
2. Italo Ferreira (BRA) 13.17 x Owen Wright (AUS) 12.47

Resultados das quartas de final

1. Kanoa Igarashi (JAP) 12.60 x Kolohe Andino (EUA) 11.00
2. Gabriel Medina (BRA) 15.33 x Michel Bourez (FRA) 13.66
3. Italo Ferreira (BRA) 16.30 x Hiroto Ohhara (JAP) 11.90
4. Lucca Mesinas (PER) 7.83 x Owen Wright (AUS) 12.74

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias