Diário de São Paulo
Siga-nos

Macron diz que União Europeia enfrenta ‘momento da verdade’

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a União Europeia se prepara para a “hora da verdade” enquanto uma devastadora crise econômica causada

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 17/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h48


Em entrevista para o Financial Times, presidente da França alfinetou populistas; veja os detalhes

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a União Europeia se prepara para a “hora da verdade” enquanto uma devastadora crise econômica causada pelo surto de Covid-19 se aproxima. Em entrevista para o jornal britânico Financial Times, Macron ressaltou que a abordagem da União Europeia à crise deverá determinar o projeto político da próxima década.

“Se não pudermos fazer isso hoje, devo dizer que os populistas vão ganhar”, adiciona Macron, prevendo uma onda de ceticismo contra a União Europeia. “Isso acontecerá na Itália , Espanha, e também na França . As pessoas vão se perguntar: o que a União Europeia está oferecendo? Eles não nos protegem da crise”.

Macron chegou a parafrasear argumentos populistas: “Quando imigrantes chegam ao seu país, eles pedem para ficar. Quando você tem uma epidemia, dirão para lidar com isso”. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, chegou a afirmar que uma falha da União Europeia poderia acarretar no “fim da Europa”.

Na última semana, os países que integram a União Europeia concordaram em criar um fundo de 500 bilhões de euros para ajudar nações em dificuldades financeiras, com o objetivo de manter as operações de saúde.

IG

Compartilhe  

últimas notícias