Diário de São Paulo
Siga-nos

Macaco é achado morto e Jales fica em alerta contra a febre amarela

Um macaco foi encontrado morto em uma mata, na Vila Rosalina, em Jales, neste final de semana, e a suspeita das autoridades de saúde é de que ele tenha

Macaco é achado morto e Jales fica em alerta contra a febre amarela
Macaco é achado morto e Jales fica em alerta contra a febre amarela

Redação Publicado em 14/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 17h11


Exames vão apontar se animal morreu por causa de febre amarela.
Mas como prevenção, Saúde orienta vacinação em moradores de bairro.

Um macaco foi encontrado morto em uma mata, na Vila Rosalina, em Jales, neste final de semana, e a suspeita das autoridades de saúde é de que ele tenha morrido de febre amarela. Cidades da região noroeste paulista já registraram casos da doença em macacos neste ano.

A vigilância sanitária aguarda os resultados dos exames do Instituto Adolfo Lutz para confirmar o motivo da morte. A Vigilância Epidemiológica já realizou o bloqueio numa área de dois quilômetros ao redor do local onde o animal foi encontrado. A intenção é eliminar qualquer foco do mosquito transmissor da doença.

Mas, segundo a vigilância, os moradores daquela região devem procurar a Secretaria Municipal da Saúde para passar por uma avaliação médica e, se necessário, serem vacinados contra a febre amarela, caso nunca tenham sido vacinados ou então tomaram a vacina há muito tempo.

Em Severínia
Um macaco também foi encontrado morto em uma mata, no Jardim Vitória, em Severínia (SP), nesta quarta-feira (9). A suspeita é de que ele tenha morrido de febre amarela. A Vigilância Sanitária aguarda os resultados dos exames do Instituto Adolfo Lutz para confirmar o motivo da morte. Segundo a Vigilância, os moradores estão sendo vacinados contra febre amarela.

Quatro macacos já morreram por causa da  febre amarela este ano na região de São José do Rio Preto (SP). As mortes são motivo para as autoridades locais ficarem em estado de alerta.

Desde setembro, macacos também foram encontrados mortos com suspeita da doença em Urupês (SP), Cedral (SP), Mendonça (SP) e Jaci (SP). Nessas cidades não foi possível coletar material para fazer o exame que confirma a causa das mortes devido ao estado de decomposição dos corpos dos animais.

A técnica da Vigilância Estadual de Rio Preto, Mônica Bocchi, disse que, apesar da preocupação, não há motivo para pânico na população. Isso porque, até agora, o vírus circularia apenas no meio silvestre, sem registros de casos nas áreas urbanas.

Agentes procuram por mosquitos na mata em Potirendaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Agentes procuram por mosquitos na mata em Potirendaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Casos
Exames confirmaram que um macaco morreu por causa da febre amarela neste mês em Potirendaba (SP). Oito macacos de espécie bugio foram encontrados mortos no começo do mês em uma mata na cidade. Por causa do estado de decomposição dos corpos, em apenas um animal foi possível colher amostras de sangue para exames.

Assim que o Instituto Adolfo Lutz confirmou que o macaco encontrado morto estava mesmo com a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de Potirendaba iniciou ações de bloqueio contra a doença. A principal medida foi vacinar os moradores de bairros que ficam próximos a área onde viviam os macacos.

Antes mesmo de Potirendaba registrar um caso positivo, a cidade já estava em alerta. Isso porque em Bady Bassit, município vizinho, um homem de 38 morreu por causa da doença.
Em São José do Rio Preto (SP) um macaco da raça bugio apareceu morto em uma mata, na região sul da cidade. O exame deu positivo para febre amarela e a Secretaria de Saúde fez uma vacinação de emergência em bairros próximos a mata. Moradores receberam a visita de agentes de saúde e as casas foram nebulizadas contra o mosquito Aedes aegypti.

Compartilhe  

últimas notícias