Diário de São Paulo
Siga-nos

Maca peruana ajuda a emagrecer, dá energia e melhora libido

A maca peruana é uma raiz que se popularizou nos últimos anos devido aos inúmeros benefícios para a saúde, já que concentra uma grande quantidade de

EMAGRECE
EMAGRECE

Redação Publicado em 12/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h36


No Dia dos Namorados, especialistas esclarecem dúvidas sobre o superalimento que garante disposição para diversas atividades, do treino ao sexo: veja como tomar

A maca peruana é uma raiz que se popularizou nos últimos anos devido aos inúmeros benefícios para a saúde, já que concentra uma grande quantidade de nutrientes como vitaminas, aminoácidos e fibras. Considerada um superalimento, tornou-se referência para aumento da libido, o desejo sexual. O alimento também é muito utilizado em dietas de perda de peso, controle de diabetes e aumento de massa muscular, além de ser associado à fertilidade. E é uma ótima fonte de fonte de carboidratos, fibras, polifenois, potássio, ferro, cálcio, zinco, magnésio, selênio, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B (tiamina e riboflavina), ômega 3 e ômega 9. Mas o que é mito e o que é verdade sobre a maca peruana? Para que serve, quais as contraindicações e como tomar? Aprenda abaixo.

Aumento da libido – Verdade

A médica endocrinologista Giovanna Carpentieri afirma que algumas pesquisas sugerem que a maca peruana pode aumentar notavelmente a libido, mas ela não influencia nos níveis hormonais do nosso corpo, não afetando os níveis de testosterona e estrogênio. Alguns estudos indicam que o tubérculo teria efeito estimulante, pois atuaria nas glândulas suprarrenais e no hipotálamo, aumentando dessa forma o desejo sexual.

– Mais pesquisas são necessárias para determinar o mecanismo principal do aumento da libido – comenta a especialista.

Fertilidade – Mito

Mesmo com os efeitos de melhora da libido, não é possível afirmar que a maca peruana tenha alguma influência na fertilidade ou aumento das chances de gravidez.

– Afirmações sobre a saúde reprodutiva e a maca peruana não podem ser apoiadas do ponto de vista científico e mais pesquisas são necessárias – afirma a endocrinologista.

Sintomas da menopausa – Verdade

Apesar de não interferir nos níveis hormonais das mulheres, a maca peruana pode ser utilizada no tratamento dos sintomas de menopausa. Por causa da sua concentração de cálcio, a raiz reduz a sensação de ondas de calor causadas pela queda de hormônios. Além disso, Giovanna afirma que a raiz pode auxiliar no combate à ansiedade em mulheres que estão no período pós-menopausa, por possuir o aminoácido GABA que promove a sensação de calma.

Osteporose – Mito

E por falar de saúde da mulher, é importante esclarecer o mito que o alimento retarda a perda óssea. Não existem estudos que comprovem a influência da maca peruana nos níveis de estrogênio; portanto não é possível afirmar que o tubérculo minimize o processo de perda óssea das mulheres.

Diabetes – Verdade

A maca peruana também tem um papel na redução da absorção de glicose no organismo, já que concentra grande quantidade de fibras em sua composição. Além disso, ela também possui uma enzima que atua no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2.

– A maca foi testada quanto à sua capacidade de inibir a absorção de carboidratos no intestino. Sendo assim, evita que a insulina seja liberada no organismo em grandes quantidades e aumenta o controle do diabetes – afirma a endocrinologista.

Uma pesquisa da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, localizada no Peru, mostrou que o consumo diário da maca peruana melhorou notavelmente o metabolismo da glicose em animais diabéticos. Além disso, o estudo aponta que o consumo da maca foi o responsável pelo aumento dos antioxidantes do corpo, substância responsável por proteger as células dos radicais livres.

Controle de peso e ganho de massa – Verdade

A quantidade de carboidratos complexos na maca peruana promove uma sensação de saciedade e por isso, ajuda a reduzir o apetite. Por este motivo, ela é conhecida como uma aliada às dietas de emagrecimento. Além disso, o alimento é rico em fibras que ajudam no funcionamento do intestino.

A nutricionista funcional Luanna Caramalac Munaro afirma que o alimento tem ainda um papel importante no processo de ganho muscular.

– A maca peruana auxilia no emagrecimento, mas atua principalmente durante o processo de ganho de massa muscular. E consequentemente ocorre perda de gordura quando se ganha massa – explica.

Performance esportiva – Verdade

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva afirma que mais de 80% dos participantes relataram que o consumo de maca peruana aumentou o desempenho físico durante a prática de atividades. Então, se você está procurando um alimento natural para dar um gás durante o treino, a maca pode ser uma ótima opção.

Contraindicações

Luana recomenda que grávidas e mulheres que estão amamentando evitem a ingestão da Maca. Os estudos recentes não relataram nenhuma toxicidade ou efeito colateral. No entanto, como qualquer fitoterápico, é necessário verificar a procedência, origem e as concentrações do produto, que geralmente é encontrado em pó ou em cápsulas.

Como tomar?

A médica endocrinologista Giovanna afirma que a maca peruana pode ser tomada diariamente em conjunto com alimentos. É muito comum encontrar a versão em cápsulas do extrato, mas ela também pode ser consumida em pó na quantidade de 10 a 24 g diários para uma pessoa de 50 kg. Geralmente a Maca é batida com leite, sucos, shakes ou iogurtes. Seu sabor não é muito forte, mas por ser um pó difícil de diluir, recomenda-se utilizar o liquidificador ou mixer para facilitar o preparo das bebidas. Existe também a opção de misturar o pó com outros farináceos para fazer bolos ou tortas, mas é necessário tomar cuidado, pois a maca peruana pode perder suas propriedades em temperaturas elevadas.

Fontes: Giovanna Carpentieri é médica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou residência médica em Clínica Médica e em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM).
Luanna Caramalac Munaro é nutricionista com pós-graduação em nutrição clínica funcional e em adequação nutricional e manutenção da homeostase.

.

.

.

Fontes: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias