Diário de São Paulo
Siga-nos

Luciano Szafir: A importância da leitura no mundo contemporâneo

Luciano Szafir

Luciano Szafir: A importância da leitura no mundo contemporâneo
Luciano Szafir: A importância da leitura no mundo contemporâneo

Redação Publicado em 26/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h21


A importância da leitura no mundo contemporâneo

Luciano Szafir

Vivemos intensamente as novas tecnologias do século XXI que surgem a cada dia em nossas vidas. Dentre elas, os aplicativos que nos trazem de forma fácil e rápida,notícias prontas e direcionadas, sem contar as diversas redes sociais que usamos para trocar informações pessoais e profissionais 24 horas por dia.

Em um mundo como o de hoje, onde quase tudo é virtual, ainda temos espaço para uma boa e velha leitura de um livro de cabeceira?

Como ator, a leitura sempre fez parte da minha rotina. Ler textos e roteiros para novelas, filmes e peças de teatro é algo que a minha profissão de ator precisa encarar com muita seriedade. Pois não basta apenas ler e decorar, é preciso interpretar o que está escrito, o que não está no texto, buscar entender as razões daquilo que está sendo lido e entender por que foi escrito daquela maneira. A interpretação profunda de um texto, é que vai diferenciar um verdadeiro ator de um simples reprodutor de fala de um roteiro decorado.

Pensando nisso, entendemos por que a prática sistemática da leitura de um bom livro ainda é muito importante nos dias de hoje, pois um leitor assíduo é aquele que sabe interpretar e identificar nos textos não apenas aquilo que está escrito, mas também, vislumbrar as diversas possibilidades que o autor quer dizer com sua obra, masque não precisou escrever.

E é justamente essa prática, essa capacidade de interpretar e assimilar contextos que os livros podem nos dar. Por isso, é que a leitura é tão importante na sociedade atual. Isso não serve apenas para quem é ator, mas para qualquer profissão. Advogados precisam interpretar leis, médicos precisam interpretar doenças, arquitetos precisam interpretar desejos dos clientes, psicólogos precisam interpretar pessoas.

Esses são alguns exemplos de como é necessário e atual criar a necessidade de se manter um leitor assíduo e ativo.E aí é que está a importância de formamos leitores desde cedo, lendo livros para seus filhos e apoiando projetos de leitura para que as crianças cresçam com o hábito da leitura.

De acordo com os dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e que mede as habilidades dos estudantes em comparação com os estudantes de outros países, e cujo relatório foi publicado em 2019, o Brasil, atualmente, está 57º lugar do ranking mundial em leitura.

Já os países asiáticos, como China, Cingapura, Macau e Hong Kong e que investiram fortemente na educação e mais precisamente na leitura nos últimos anos, são justamente os 4 primeiros países colocados no ranking mundial.

Se há 50 anos esses países estavam atrás do Brasil nesse ranking mundial e no quesito educação, e agora estão entre os países mais ricos e bem sucedidos do mundo, só nos resta refletir: a leitura fez diferença nestes países? A resposta me parece clara, não é?

Por isso, lanço um desafio. Vamos ler um livro para nosso filho? Vamos dar o exemplo e ler um livro hoje?

Vamos começar e mudar o país!

Luciano Szafir, ator, apresentador e empresário @szafiroficial, agente EMS Pro @_emspro_, assessoria de imprensa Paulo Visani @paulovisani.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias