Diário de São Paulo
Siga-nos

Loteria nesta terça define ordem do Draft da NBA; entenda

Acordou com pé direito? Pegou o seu pé de coelho? Trevo de quatro folhas preparado? Vale tudo para ajudar a sorte do seu time na loteria do Draft da NBA!

NBA
NBA

Redação Publicado em 22/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h13


Quanto pior a campanha, melhor as chances de conseguir uma das primeiras escolhas

Acordou com pé direito? Pegou o seu pé de coelho? Trevo de quatro folhas preparado? Vale tudo para ajudar a sorte do seu time na loteria do Draft da NBA!

A liga vai realizar nesta terça-feira à partir das 21h30 (horário de Brasília) o sorteio para definir a ordem das escolhas dos times que não foram aos playoffs no próximo recrutamento de jogadores, que acontecerá no dia 29 de julho.

Como funciona a loteria?

Nos esportes dos Estados Unidos o caminho para as ligas profissionais passa pelo Draft. Os principais destaques nas competições universitárias são selecionados pelas equipes em uma ordem definida pelo desempenho delas na temporada anterior. O pior normalmente escolhe primeiro, assim sucessivamente, como uma forma de gerar equilíbrio entre os times.

Até 1984 os “lanternas” em cada conferência da NBA disputavam um cara ou coroa pela primeira escolha geral, com as demais sendo definidas pelas campanhas. Esse sistema gerava críticas, com equipes sendo acusadas de perderem jogos deliberadamente para ter melhor posição no Draft e, com isso, acesso aos principais talentos.

Pelicans ganharam a loteria em 2019 e puderam selecionar Zion Williamson com a primeira escolha geral — Foto: Sarah Stier/Getty Images

Pelicans ganharam a loteria em 2019 e puderam selecionar Zion Williamson com a primeira escolha geral — Foto: Sarah Stier/Getty Images

Foi nesse momento que a NBA criou a loteria. Os times que ficavam de fora dos playoffs passaram a ter as suas escolhas sorteadas. Quanto pior a campanha, melhor as probabilidades de ficar com as seleções mais altas.

Dessa forma as equipes que terminavam com as piores campanhas ainda poderiam perder as primeiras escolhas, uma tentativa de reduzir o incentivo aos times de perderem jogos para melhorar sua posição no Draft.

As probabilidades em 2021

Em 2019 a NBA diminuiu a diferença das chances dos times do top 3 em relação aos demais, uma tentativa de reduzir o número de equipes optando pelo “tanking”, quando uma franquia tenta perder partidas de propósito para ter a melhor escolha possível. Para alcançar esse “objetivo”, normalmente os principais jogadores do elenco são trocados ou afastados citando alguma lesão como desculpa, tudo para piorar o desempenho em quadra.

No último ano com o formato antigo, em 2018, o Phoenix Suns teve a pior a campanha e entrou na loteria com 25% de chances de ter a 1ª escolha geral, contra 19,9% do segundo pior (Grizzlies) e 13,8% do terceiro pior (Mavericks).

Agora o “top 3”, que esse ano é formado por Houston Rockets, Detroit Pistons e Orlando Magic, tem as mesmas probabilidades: 14% para conseguir a 1ª escolha geral, 52,1% para ficar no top 4. As porcentagens esse ano serão:

Probabilidades da loteria

TimeCampanhaChances de Top 4Chances de Top 1
Houston Rockets *¹17v 55d52,1%14%
Detroit Pistons20v 52d52,1%14%
Orlando Magic21v 51d52,1%14%
Oklahoma City Thunder22v 50d45,1%11,5%
Cleveland Cavaliers22v 50d45,1%11,5%
Minnesota Timberwolves *²23v 49d37,2%9%
Toronto Raptors27v 45d31,9%7,5%
Chicago Bulls *³31v 41d20,3%6%
Sacramento Kings31v 41d20,3%4,5%
New Orleans Pelicans31v 41d20,3%4,5%
Charlotte Hornets33v 39d8%4,5%
San Antonio Spurs33v 39d8%1,8%
Indiana Pacers34v 38d4,8%1,7%
Golden State Warriors39v 33d2,4%0,5%

Obs.:
*¹ – Escolha vai para Oklahoma City se cair fora do top 4
*² – Escolha de Minnesota vai para Golden State caso não caia no top 3
*³ – Escolha de Chicago vai para Orlando caso não caia no top 4

O “prêmio” esse ano

Todo esse processo é para definir a ordem de seleção dos jogadores que vem do basquete universitário ou de fora dos Estados Unidos. Esse ano, ao que tudo indica, a 1ª escolha geral do Draft da NBA será Cade Cunningham, armador de 19 anos que defendeu a universidade de Oklahoma State.

Cade Cunningham tem potencial para ser um dos melhores armadores da NBA — Foto: Andy Lyons/Getty Images

Cade Cunningham tem potencial para ser um dos melhores armadores da NBA — Foto: Andy Lyons/Getty Images

Com 2,03m de altura, bom arremesso de três e excelente visão de jogo, Cunningham tem tudo para se tornar um dos melhores armadores da NBA, podendo também desempenhar a função de ala-armador caso necessário já que o seu tamanho o permite marcar jogadores dessa posição.

Além de Cade, há um consenso entre especialistas em Draft que Jalen Suggs e Evan Mobley completam o top 3 dos principais prospectos, ficando uma certa distância dos três para os demais jogadores. Suggs também é armador, vindo da universidade de Gonzaga, enquanto Mobley atuou como pivô em USC na última temporada do basquete universitário.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias