Diário de São Paulo
Siga-nos

Lixo se acumula em ecopontos após fim de contrato em Sorocaba

O contrato da Prefeitura de Sorocaba (SP) com a empresa responsável pela limpeza dos Ecopontos venceu no mês de julho. Desde então, além de entulho e restos

Lixo se acumula em ecopontos após fim de contrato em Sorocaba
Lixo se acumula em ecopontos após fim de contrato em Sorocaba

Redação Publicado em 23/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h45


O contrato da Prefeitura de Sorocaba (SP) com a empresa responsável pela limpeza dos Ecopontos venceu no mês de julho. Desde então, além de entulho e restos de construção, lixo orgânixo jogado irregularmente tem se acumulado nesses locais.

A situação preocupa ainda mais os moradores por conta do risco de aparecimento de bichos e insetos nas casas. Os ecopontos foram criados em Sorocaba para evitar o descarte irregular de lixo pela cidade, como acontece em alguns terrenos baldios. Mas a falta de manutenção nessas áreas tem causado transtornos.

Em um ecoponto localizado na Vila Helena, 10 caçambas estão cheias e boa parte do terreno está coberta de materiais. Nesta quarta-feira (22), enquanto a TV TEM estava ao vivo no local, uma máquina da prefeitura apareceu para recolher os materiais.

Os moradores disseram que, desde quando o contrato com a empresa responsável pela limpeza venceu em julho, o serviço não era feito.

Na zona norte da cidade, no Jardim Sorocaba Park, a sujeira acumulada no ecoponto começou a invadir a rua. São tantos materiais que o responsável pela área interditou parte do terreno. No Parque Vitória Régia, aos poucos, o lixo também está tomando conta de tudo.

No Ecoponto do Jardim Sorocaba Park, a sujeira acumulada começou a invadir a rua   (Foto: Reprodução/TV TEM)

No Ecoponto do Jardim Sorocaba Park, a sujeira acumulada começou a invadir a rua (Foto: Reprodução/TV TEM)

Falta de contrato

Há quatro anos, Sorocaba contava com 21 ecopontos. De lá para cá, 18 deles fecharam, e restam apenas três para atender mais de 659 mil moradores. De acordo com a prefeitura, não é possível renovar o contrato com a antiga empresa para manutenção dos ecopontos, mas que estuda alternativas para resolver a situação.

O objetivo do estudo, de acordo com o secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, é buscar um modelo de negócio que seja interessante tanto para a prefeitura quanto para os moradores.

Pilão afirma que o estudo deve ser concluído em até 90 dias e só depois será lançado um edital de chamamento para viabilizar a contratação de uma nova empresa. Entretanto, o secretário afirma que a prefeitura tomará providências em relação ao acúmulo de lixo nos ecopontos.

“O que a secretaria vai fazer em um primeiro momento é limpar essas áreas, tirar todo esse entulho, intensificar a fiscalização e tentar de alguma forma urbanizar esse local”, afirma.

Compartilhe  

últimas notícias