Diário de São Paulo
Siga-nos

Líderes globais criam aliança por vacina; Trump fica de fora

Segundo o jornal britânico The Guardian, líderes globais criaram uma aliança para compartilhamento de informações durante o desenvolvimento de uma vacina para

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 25/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h57


Presidente da França lamenta ausência e diz que derrotar a Covid-19 é “meta de toda a humanidade”

Segundo o jornal britânico The Guardian, líderes globais criaram uma aliança para compartilhamento de informações durante o desenvolvimento de uma vacina para o novo coronavírus (Sars-CoV-2), com colaboração da Organização Mundial de Saúde. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , não participou da iniciativa.

Figuras políticas da Europa, como a chanceler da Alemanha , Angela Merkel, e o presidente a França, Emmanuel Macron, participaram do encontro, que também contou com a presença de Bill Gates. O Reino Unido já iniciou testes de uma nova vacina em seres humanos, e também terá colaboração.

“Vamos continuar mobilizando países do G7 e do G20 para reforçarmos essa iniciativa. Esperamos a colaboração de China e Estados Unidos, pois a luta contra a Covid-19 é uma meta humana em comum”, disse Macron. “Não deveria haver divisões nesta batalha”.

“Estamos enfrentando uma ameaça que só pode ser derrotada com coletividade”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom. “A experiência nos mostra que mesmo quando as ferramentas para combate estão disponíveis, não há equidade para distribuir para todos”.

Mais de 100 vacinas em potencial estão sendo testadas, incluindo seis que já estão passando por testes clínicos. Segundo Seth Berkley, chefe executivo da aliança por uma vacina, a experiência da H1N1 não pode se repetir. “Em 2009, a vacina da H1N1 não chegou nos países mais pobres”, afirma.

IG

Compartilhe  

últimas notícias