Diário de São Paulo
Siga-nos

Líderes esperam que governo adiante liberação de emendas

Para melhorar o relacionamento com o Congresso Nacional, o governo do presidente Jair Bolsonaro deveria começar a liberar as emendas parlamentares a partir de

Líderes esperam que governo adiante liberação de emendas
Líderes esperam que governo adiante liberação de emendas

Redação Publicado em 04/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h28


Para melhorar o relacionamento com o Congresso Nacional, o governo do presidente Jair Bolsonaro deveria começar a liberar as emendas parlamentares a partir de março. Essa é a recomendação de líderes e articuladores políticos, que já foi repassada à equipe presidencial.

Ao adiantar o repasse de recursos o governo evitaria reclamações semelhantes às feitas no ano passado, quando a liberação dessas verbas começou a ganhar mais velocidade apenas no último trimestre.

No ano passado, o governo prometeu liberar as verbas das emendas ainda no primeiro semestre, dentro das negociações para aprovar a reforma da Previdência. Foram feitas, inclusive, promessas de liberação de recursos extras aos congressistas.

Porém, o governo acabou segurando a maior parte das verbas até o mês de setembro. Somente a partir de outubro a equipe econômica passou a acelerar os empenhos das emendas, primeiro passo no Orçamento para pagamento das verbas que são destinadas a redutos eleitorais dos parlamentares.

A liberação antecipada das emendas deve ajudar também a estratégia do governo de tentar votar, neste primeiro semestre, reformas estruturais importantes como a tributária, a administrativa e a do pacto federativo, além do projeto que dá autonomia ao Banco Central.

O ano legislativo de 2020 será mais curto por causa das eleições municipais. Assim, qualquer dificuldade no relacionamento entre Planalto e Legislativo pode inviabilizar a votação de medidas prioritárias.

Compartilhe  

últimas notícias