Diário de São Paulo
Siga-nos

Líderes de quatro países se reúnem no G20 para discutir Irã

Os líderes de Estados Unidos (EUA), Alemanha, França e Reino Unido se reuniram durante a cúpula do G20 em Roma, neste sábado (30), para discutir uma maneira

Líderes de quatro países se reúnem no G20 para discutir Irã
Líderes de quatro países se reúnem no G20 para discutir Irã

Redação Publicado em 30/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h02


Encontro reuniu EUA, França, Alemanha e Reino Unido

Os líderes de Estados Unidos (EUA), Alemanha, França e Reino Unido se reuniram durante a cúpula do G20 em Roma, neste sábado (30), para discutir uma maneira de avançar as discussões com o Irã em relação ao programa nuclear do país.Líderes de quatro países se reúnem no G20 para discutir IrãLíderes de quatro países se reúnem no G20 para discutir Irã

As conversas do Irã com seis potências mundiais, com o objetivo de ressuscitar o acordo nuclear de 2015, estão programadas para serem retomadas no fim de novembro, afirmou o principal negociador nuclear iraniano na quarta-feira (27).

A chanceler alemã Angela Merkel, o presidente norte-americano Joe Biden, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente francês Emmanuel Macron, todos presentes à Cúpula do G20, estão se reunindo separadamente para debater a questão.

Indagado, ao entrar na reunião, quando queria que as conversas com o Irã fossem retomadas, Biden respondeu simplesmente: “elas estão agendadas para serem retomadas”.

Uma autoridade de alto escalão dos EUA disse a repórteres que a reunião foi iniciativa de Merkel e daria aos líderes a oportunidade de tratar do tópico antes do período crítico que se aproxima.

“Será uma oportunidade séria para conferir os sinais, antes de entrarmos em um momento muito vital” em relação à questão, disse a autoridade.

Em abril, Teerã e seis potências começaram a discutir maneiras de salvar o pacto de 2015, abandonado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump, cerca de três anos atrás.

.

.

.

Agencia Brasill

Compartilhe  

últimas notícias