Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Liberdade de imprensa não é construída por robôs’’, diz Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repudiou nesta quarta-feira (27) agressões e ameaças a jornalistas, físicas ou virtuais.

‘Liberdade de imprensa não é construída por robôs’’, diz Alexandre de Moraes
‘Liberdade de imprensa não é construída por robôs’’, diz Alexandre de Moraes

Redação Publicado em 27/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h12


Ministro do STF preside inquérito sobre fake news. Nesta quarta (27) foi deflagrada operação da PF para cumprir mandados judiciais relacionados às investigações.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repudiou nesta quarta-feira (27) agressões e ameaças a jornalistas, físicas ou virtuais. Ele afirmou que parece haver uma tentativa de “milícias digitais” de coagir a imprensa tradicional, o que fere a liberdade de imprensa e o direito da população de obter informação com isenção.

“A liberdade de imprensa não é construída por robôs, o que é construído por robôs são as fake news”, disse. “Ao agredir os jornalistas, ao possibilitar que essas milícias digitais, se permitirmos isso, o que nós estaremos permitindo é um ataque à liberdade de imprensa”, afirmou.

O ministro participou de seminário da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) com o tema “Justiça e Segurança para os jornalistas”.

Moraes preside o inquérito do Supremo que apura ataques à Corte. Nesta quarta foi deflagrada operação da Polícia Federal para cumprir mandados judiciais contra empresários, blogueiros e parlamentares por suposta produção e disseminação de notícias falsas.

“Hoje o que me parece é que essas milícias digitais, essas criminosas associações que se transformaram em milícias digitais nas redes, o que vêm fazendo e o que pretendem fazer é coagir a imprensa tradicional e os jornalistas tradicionais na sua liberdade de manifestação, na sua liberdade de crítica”, afirmou o ministro.

Moraes disse que “não podemos nos enganar nas coisas que aparentemente são difusas para coibir um dos pilares da democracia que é a liberdade de imprensa”.

“Estamos vivendo um momento extremamente preocupante em relação à liberdade de imprensa, não por atos formais governamentais de censura prévia, mas por algo muito mais perigoso, é algo que não é escancarado, a ameaça virtual e presencial a jornalista que venha a afetar a produção das ideias”, destacou.

Compartilhe  

últimas notícias