Diário de São Paulo
Siga-nos

Legião brasileira do skate entra em ação em SC em busca de pontos para a corrida olímpica

Eles não viam a hora de subir em seus skates. Chegou a hora de acompanhar os melhores atletas do skate park do Brasil a partir desta quinta-feira no STU

skate
skate

Redação Publicado em 21/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h43


Primeira competição do ano no Brasil, STU National começa em Criciúma nesta quinta-feira. Evento é uma das atrações do Verão Espetacular, no domingo

Eles não viam a hora de subir em seus skates. Chegou a hora de acompanhar os melhores atletas do skate park do Brasil a partir desta quinta-feira no STU National, na cidade catarinense de Criciúma, que vai reunir os melhores atletas do país para a primeira competição do ano. O evento faz parte do calendário do Verão Espetacular e terá transmissão dentro do Esporte Espetacular, neste domingo.

Sem público e seguindo os protocolos de segurança sanitária, as disputas acontecem durante quatro dias e abrem o calendário e o ranking brasileiro de skate no ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho. Chancelado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), entidade máxima do esporte no Brasil, e pela World Skate (WS), entidade máxima do skate a nível mundial, o evento dará 3000 pontos na corrida olímpica.

O STU National será realizado no skatepark no Parque Altair Guidi, em Criciúma, uma das pistas mais modernas do país. A pista teve sua obra finalizada em outubro de 2019 e será oficialmente inaugurada neste evento.

Entre os nomes confirmados, Dora Varela, Pedro Quintas, Pedro Barros, Rayssa Leal (Fadinha), Lucas Rabelo, Isadora Pacheco e Lucas Xaparral prometem dar show nas manobras. Um dos principais nomes do park na atualidade, Luiz Francisco, o Luizinho, chega empolgado.

– Estou muito feliz pelos eventos estarem voltando, estava há muito tempo sem encontrar os meus amigos. Estou voltando de lesão e vou andar de skate muito feliz nesta etapa do STU – diz o segundo colocado no ranking mundial da World Skate.

Dora Varella é uma das grandes candidatas a uma das vaga para as Olimpíadas de Tóquio — Foto: Julio Detefon/Divulgação

Dora Varella é uma das grandes candidatas a uma das vaga para as Olimpíadas de Tóquio — Foto: Julio Detefon/Divulgação

Entre as mulheres, Dora Varella é a brasileira que mais se destaca no ranking pré-olímpico da modalidade. Ela está em sexto lugar e animada por poder competir ainda este mês.

– É muito bom começar o ano com uma competição, em uma pista de alto nível, depois de tanto tempo sem campeonatos. Estou muito animada para reencontrar todos os amigos, me divertir e dar o meu melhor, espero que eu consiga uma boa colocação e comece o ano bem para a corrida olímpica- , afirma Dora.

Como será o evento?

O primeiro dia de é dedicado aos treinos oficiais, tempo reservado para os atletas rodarem na pista e se familiarizarem com o espaço. Na sexta, os skatistas também começam o dia com treinos oficiais, e acontecem as eliminatórias do Park feminino e masculino. Na modalidade Street, os homens disputam as eliminatórias também na sexta.

O sábado começa com as eliminatórias do Street feminino e com as semifinais de Street masculino. A parte da tarde também será marcada pelas semifinais do Park masculino e a final do Park feminino. As duas disputas da modalidade Park serão transmitidas, ao vivo, e na íntegra, pelo SporTV.

O último dia do STU National será marcado por três finais. De 10 às 11h os atletas masculinos de Park tomam conta da pista, com transmissão ao vivo da Globo, no Esporte Espetacular. Na sequência é a vez das mulheres disputarem a final de Street e os homens da mesma modalidade encerram o evento.

Transmissão SporTV e TV Globo

Sábado, 23/01
15h30 – semifinais masculinas park (SporTV 3)
17h – final feminina park (SporTV 3)

Domingo, 24/01
10h – final masculina park (Esporte Espetacular/TVG)

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias