Diário de São Paulo
Siga-nos

Jair Viana

DISPUTA HISTÓRICA

Jair Viana
Jair Viana

Redação Publicado em 03/08/2018, às 00h00 - Atualizado em 08/08/2018, às 15h16


DISPUTA HISTÓRICA

Em Votuporanga, a eleição para deputado estadual terá uma disputa aos moldes do “Fubá X Maracujá”, ocorrida na década de 70, quando Onofre de Paula, o Fubá e Luizinho De Haro, o Maracujá travaram uma briga pela Prefeitura. Onofre, dono de uma empresa empacotadora de fubá, prometia, em caso de vitória, cobrir a cidade com o pó amarelo. Luizinho, de outro lado, prometia servir suco de maracujá, que era a cultura vedete da época. Para alívio das donas de casa, venceu Luizinho.

PROTETOR E PREDADOR

Agora, a disputa em Votuporanga está entre o “protetor” e o “predador”. O vereador Chandely Protetor (PTC), que atua na proteção animal, decidiu desafiar Carlão Pgnatari (PSD), que tenta reeleição para a Assembleia Legislativa. Pignatari saiu na defesa ao abate de javalis, proibido por lei recente. Chandely repudia o abate e defende a preservação da espécie. As urnas dirão com que a população está.

FIM DO CABIDE

O Senado vai retomar a discussão de um tema recorrente que não avança no Congresso: o fim da indicação política para os tribunais de contas do País. Com apoio de 30 colegas – governistas e da oposição -, a senadora Rose de Freitas (Pode-ES) defende na Prosposta de Emenda à Constituição (PEC 2/2018) composição majoritária dos tribunais por selecionados em concursos públicos de provas e títulos.

SISTEMA CONTAMINADO

No texto da PEC que tramita na Comissão de Constituição e Justiça, a senadora sublinha: “Os sistemas de controle de contas públicas hoje existentes são absolutamente ineficazes, muitos contaminados, eles também, pela corrupção e pelas práticas criminosas mais escusas”.

CABO PRESIDENTE

A ascensão meteórica com discurso retórico denunciante para todo lado levou Cabo Daciolo, deputado federal do Rio de Janeiro, ao estrelato dos “15 minutos” pelo Patriota.

Após o partido perder o capitão Jair Bolsonaro, investe no bombeiro Daciolo para presidente. O lançamento da candidatura será no dia 4 de agosto.

TELECOMINICAÇÕES

A despeito das contas no vermelho e do discurso de austeridade, uma das prioridades do Governo no Congresso é aprovar mudanças na Lei Geral das Telecomunicações e conceder benefícios no valor de mais de R$ 100 bilhões às operadoras de telefonia. O líder do Governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), já tem assinaturas para o requerimento com pedido de urgência da votação. A proposta chegou a ser aprovada em 2016 por comissão especial no Senado e estava pronta para ser sancionada pelo presidente Temer. Mas, por ordem do STF, voltou à Casa para votação em plenário.

Compartilhe  

últimas notícias