Diário de São Paulo
Siga-nos

Lava Jato investiga pagamentos suspeitos a empresas de filho de Lula

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (10) mais uma fase da Operação Lava Jato. São cumpridos 47 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 10/12/2019, às 00h00 - Atualizado às 14h30


Ao todo, serão cumpridos 47 mandados de busca e apreensão em três estados e no DF. MPF vê pagamentos realizados sem justificativa plausível

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (10) mais uma fase da Operação Lava Jato. São cumpridos 47 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba. A 69ª fase investiga pagamentos suspeitos de R$ 132 milhões da Oi para empresas do filho do ex-presidente Lula, Fabio Luis Lula da Silva.

De acordo com denúncia do Ministério Público Federal, tais pagamentos foram realizados sem justificativa econômica plausível enquanto o grupo Oi/Telemar foi beneficiado por diversos atos praticados pelo Governo Federal.

Contratos e notas fiscais colhidas pela operação, além da quebra de sigilo bancário e fiscal que demonstrariam que as empresas do grupo Oi/Telmar contrataram as empresas de Lulinha sem cotação de preços e com pagamentos acima dos valores contratados e praticados no mercado, bem como teriam realizado pagamentos por serviços não executados.

“Entre 2005 e 2016 o grupo Oi/Telemar foi responsável por 74% dos recebimentos da Gamecorp”, afirma o MPF, citando uma das empresas de Lulinha.

Fabio Luis Lula da Silva é sócio de Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna em pelo menos nove empresas. Fernando Bittar e Jonas Suassuna também aparecem como proprietários do sítio de Atibaia , que levou à condenação do ex-presidente Lula a 17 anos, um mês e dez dias de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

De acordo com a Lava Jato , as evidências apontam que os serviços contratados pelo grpo econômico foram contratados em patamares ínfimos ou sequer foram prestados. “O montante dos repasses apurado até o momento chega a R$ 193 milhões, ocorridos entre 2005 e 2016”, afirma a Polícia Federal.

A operação foi batizada d e “Mapa da Mina”, em razão de um arquivo eletrõnico de apresentação financeira interno da empresa encontrado durante a deflagração da 24ª fase da Lava Jato , na qual Lula foi conduzido coercitivamente a depor no aeroporto de Congonhas.

iG

Compartilhe  

últimas notícias