Diário de São Paulo
Siga-nos

Kremlin diz ter ficado perplexo com sanções contra filhas de Putin

O Kremlin afirmou hoje (7) que ficou perplexo com a decisão dos Estados Unidos (EUA) de impor sanções contra as filhas adultas do presidente russo, Vladimir

Kremlin diz ter ficado perplexo com sanções contra filhas de Putin
Kremlin diz ter ficado perplexo com sanções contra filhas de Putin

Redação Publicado em 07/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h04


Ação foi considerada parte de “histeria ocidental”

O Kremlin afirmou hoje (7) que ficou perplexo com a decisão dos Estados Unidos (EUA) de impor sanções contra as filhas adultas do presidente russo, Vladimir Putin. Ação foi considerada parte de “histeria ocidental” mais ampla contra a Rússia.Kremlin diz ter ficado perplexo com sanções contra filhas de PutinKremlin diz ter ficado perplexo com sanções contra filhas de Putin

As novas sanções dos EUA contra Moscou por sua intervenção militar na Ucrânia, anunciadas nessa quarta-feira, visaram bancos e a elite russa, incluindo as filhas de Putin Katerina e Maria, que autoridades norte-americanas acreditam estar escondendo a riqueza do pai.

“Claro que consideramos essas sanções como a extensão de uma posição absolutamente raivosa sobre a imposição de restrições”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. “Em qualquer caso, a linha em curso sobre a imposição de restrições contra os membros da família fala por si mesma”

Peskov afirmou que o Kremlin não consegue compreender por que as filhas de Putin são alvo.

“Isso é algo difícil de entender e explicar. Infelizmente, temos que lidar com esses opositores”, acrescentou.

A filha de Putin Katerina Tikhonova é uma executiva de tecnologia, cujo trabalho apoia o governo russo e sua indústria de defesa, de acordo com detalhes do pacote de sanções dos EUA, anunciado ontem.

A outra filha adulta, Maria Vorontsova, lidera programas financiados pelo governo que receberam bilhões de dólares do Kremlin para pesquisa genética, e são supervisionados pessoalmente por Putin, disseram os Estados Unidos.

Putin sempre manteve a vida privada dele e de sua família fora dos holofotes. O Kremlin frequentemente dispensa perguntas sobre eles, citando o direito  do presidente à privacidade.

A Rússia enviou dezenas de milhares de tropas à Ucrânia em 24 de fevereiro, o que chamou de “operação especial” para combater a capacidade militar de seu vizinho do sul e expulsar pessoas que chamou de perigosos nacionalistas.

As forças ucranianas montaram forte resistência, e o Ocidente impôs sanções severas à Rússia, num esforço para forçá-la a se retirar.

.

.

.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias