Diário de São Paulo
Siga-nos

Justiça manda prefeitura de Ilha Solteira resolver problema de animais abandonados

 A Justiça mandou a prefeitura de Ilha Solteira (SP) a resolver o problema de animais abandonados nas ruas. O município terá que recolher os animais

Justiça manda prefeitura de Ilha Solteira resolver problema de animais abandonados
Justiça manda prefeitura de Ilha Solteira resolver problema de animais abandonados

Redação Publicado em 28/02/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h09


 A Justiça mandou a prefeitura de Ilha Solteira (SP) a resolver o problema de animais abandonados nas ruas. O município terá que recolher os animais abandonados, tratar os doentes, castrar e ainda fazer campanha educativa para a população.

A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público, que é fazer um controle de cães e gatos na cidade, fazer 50 castrações por mês de graça, e dar preferência para Ong’s. Além disso, a prefeitura terá de fazer um registro de todos os animais encontrados na rua e manter médicos veterinários de plantão.

O MP também pede que a prefeitura faça seis feiras de adoção por ano. Ilha Solteira tem três Ong’s que cuidam desses animais e as protetoras reclamam que é difícil manter as entidades porque o custo é alto. “A gente precisa de ajuda da população, das entidades privadas, temos gastos com veterinários, rações e precisamos de ajuda”, afirma a protetora Michele Peres Viegas.

A promotora Marília Gonçalves Cangani entrou com a ação civil pública porque disse que o município não quis assinar um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, e não está cumprindo com as obrigações da lei. “Tem uma lei que disciplina o atendimento, mas o município não tem dado aplicação a vários artigos, como castração, educação a posse responsável”, afirma a promotora.

A prefeitura disse que tem sim políticas públicas para animais abandonados nas ruas e disse que vai recorrer da decisão.

Veja mais notícias da região em Grupo Bom Dia

Compartilhe  

últimas notícias