Diário de São Paulo
Siga-nos

Justiça determina que JBS teste empregados de frigorífico em RO

Depois de dezenas de funcionários do JBS serem contaminados com o novo coronavírus, em São Miguel do Guaporé (RO), a Justiça do Trabalho de Rondônia

Justiça determina que JBS teste empregados de frigorífico em RO
Justiça determina que JBS teste empregados de frigorífico em RO

Redação Publicado em 01/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h46


Empresa deverá adotar controle nos vestiários e distanciamento de funcionários em São Miguel do Guaporé.

Depois de dezenas de funcionários do JBS serem contaminados com o novo coronavírus, em São Miguel do Guaporé (RO), a Justiça do Trabalho de Rondônia determinou que a empresa teste seus funcionários. A decisão é do juiz Wadler Ferreira e foi publicada no fim de semana.

Por causa da infecção de funcionários, a unidade frigorífica de São Miguel do Guaporé está interditada desde 27 de maio, por meio de uma decisão da própria Justiça do Trabalho.

Após a interdição, o juiz fez uma audiência de justificativa na quinta-feira (28) com a JBS e, no fim de semana, o judiciário determinou os seguintes pedidos liminares:

  • Fazer testes de Covid-19 nos funcionários;
  • Reduzir a quantidade de pessoas que podem entrar ao mesmo tempo nos vestiários;
  • Manter um trabalhador controlando o acesso ao vestiário do frigorífico;
  • Escalonamento das entradas e saídas diárias;
  • Forneçer e obrigar todos os seus funcionários, sem exceção, a utilizar a máscara de acrílico, outras máscaras e touca “ninja”;
  • Os funcionários devem manter distância mínima de um metro entre um trabalhador e outro;
  • Caso não seja possível distanciar os trabalhadores, os funcionários deverão usar máscara PFF2 no labor;
  • A JBS ficará proibida de oferecer premiação, bônus ou incentivo financeiro aos funcionários enquanto durar a pandemia;
  • Não sujeitar seus trabalhadores a fazer horário extra de expediente;

Segundo a Justiça do Trabalho, a empresa tem cinco dias para comprovar se as medidas foram adotadas. Caso descumpra, será fixada multa diária de R$ 50 mil para cada pedido descumprido.

“Caso a empresa cumpra e comprometa-se a cumprir as medidas acima e ainda as medidas a seguir, o Juízo avaliará o retorno imediato das atividades industriais da unidade”, diz a decisão do juiz.

Na decisão liminar, o juiz diz ainda que a JBS deverá informar as autoridades de São Miguel sobre os testes feitos nos funcionários e seus respectivos resultados.

Compartilhe  

últimas notícias