Diário de São Paulo
Siga-nos

Justiça acolhe denúncia, e presidente do Corinthians vira réu por crime tributário

A Justiça Federal de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, pela prática de crime

Justiça acolhe denúncia, e presidente do Corinthians vira réu por crime tributário
Justiça acolhe denúncia, e presidente do Corinthians vira réu por crime tributário

Redação Publicado em 28/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h40


A Justiça Federal de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, pela prática de crime tributário.

Despacho assinado pela juíza federal Louise Vilela Leite Filgueiras Borer mostra que Andrés tem o prazo de dez dias para apresentar resposta.

O Ministério Público havia feito a denúncia em dezembro. Agora, com a limitação do foro privilegiado de Andrés, que é deputado federal (PT-SP), a Justiça acatou o pedido e vai dar sequência ao caso, que ficará sob responsabilidade da 8ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Segundo a denúncia, Andrés e seus sócios – José Sanches Oller, Isabel Sanches Oller e Itaiara Pasotti – teriam usado “laranjas” para abrir a empresa Orion Embalagens, com o objetivo de camuflar operações financeiras e omitir receitas, causando prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 8,5 milhões.

Procurado pelo GloboEsporte.com em dezembro, o deputado afirmou, via assessoria de imprensa, que provará sua inocência na Justiça. Ele disse ser primo destas três pessoas e sócios delas em outras empresas, mas não na Orion Embalagens.

Na denúncia, o Ministério Público Federal (MPF) pede ressarcimento pelo dano causado à União, com correção monetária, além da condenação por dano moral coletivo, uma vez que o Estado ficou privado dos recursos necessários para financiar políticas públicas.

Além disso, se condenados, os quatro estão sujeitos a pena que varia entre dois e cinco anos de reclusão, podendo ser acrescida em até a metade do prazo fixado, por causa de agravantes caracterizados na denúncia.

Compartilhe  

últimas notícias