Diário de São Paulo
Siga-nos

Judoca argelino que se recusou a enfrentar israelense é suspenso

A Federação Internacional de Judô (IJF) anunciou neste sábado a suspensão do judoca argelino Fethi Nourine e do seu treinador Amar Benikhlef. Na sexta,

JUDOCA
JUDOCA

Redação Publicado em 24/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h53


A Federação Internacional de Judô (IJF) anunciou neste sábado a suspensão do judoca argelino Fethi Nourine e do seu treinador Amar Benikhlef. Na sexta, Nourine abriu mão de sua participação nas Olimpíadas de Tóquio depois de o sorteio indicar um possível confronto contra o israelense Tohar Butbul, pela segunda fase da categoria até 73kg.

– A IJF tem uma política rígida de não discriminação, promovendo a solidariedade como um princípio fundamental, reforçado pelos valores do judô. A retirada de Nourine foi em total oposição à filosofia da Federação Internacional de Judô – afirmou a IJF em comunicado.

Apesar do anúncio, a IJF não revelou o tempo de suspensão do judoca argelino e do seu treinador. A Federação Internacional de Judô também abriu uma investigação sobre o caso.

Esta não é a primeira vez que Nourine abre mão de uma competição para evitar o confronto com Tohar Butbul. Em 2019, ele optou por deixar o Campeonato Mundial de Judô ao tomar conhecimento de um embate contra o israelense.

Localizada no norte da África, a Argélia é um país árabe, onde o governo não reconhece o estado de Israel, assim como outros países de maioria islâmica. Um caso semelhante aconteceu nas Olimpíadas da Rio 2016, quando o judoca egípcio Islam El Shehaby se recusou a cumprimentar o israelense Or Sasson após um combate.

.

.

.

Fontes: Ge

Compartilhe  

últimas notícias