Diário de São Paulo
Siga-nos

Jovem acorrentada pela mãe por usar drogas tem alta e ganha festa de 18 anos no hospital

O tratamento de desintoxicação da jovem que foi acorrentada pela mãe para mantê-la longe das drogas, no bairro Nova Esperança, em Sorocaba (SP), terminou

Jovem acorrentada pela mãe por usar drogas tem alta e ganha festa de 18 anos no hospital
Jovem acorrentada pela mãe por usar drogas tem alta e ganha festa de 18 anos no hospital

Redação Publicado em 01/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h20


‘Presente é reabilitação’, diz conselheira que acompanha o caso de garota de Sorocaba (SP). Após 44 dias de internação, paciente foi encaminhada para clínica para dependentes químicos.

O tratamento de desintoxicação da jovem que foi acorrentada pela mãe para mantê-la longe das drogas, no bairro Nova Esperança, em Sorocaba (SP), terminou nesta segunda-feira (31) após 44 dias. De acordo com o Conselho Tutelar, ela deve continuar sob tratamento em uma clínica de recuperação na cidade como parte do processo, após ficar mais de um mês na Santa Casa.

Sorridente e sem querer falar, a garota carregava uma bolsa com presentes que ganhou de funcionários e colegas que fez na unidade durante o período de internação.

No domingo (30), a paciente completou 18 anos e ganhou uma pequena festa de aniversário organizada por funcionários, com direito a bolo, salgados, doces e presentes de profissionais que acompanharam a luta de mãe e filha de perto.

“O presente dela será a reabilitação. Precisamos dar aos nossos adolescentes a primazia de direito garantida na Constituição Federal”, disse a conselheira que acompanhou a família desde o início, Ana Paula Bertin.

O Conselho Tutelar explica ainda que famílias que enfrentam o mesmo problema – de menores usuários de drogas – devem procurar ajuda o quanto antes.

“A prevenção é recurso que deve ser uma das prioridades, visto o número de adolescente em situação de risco por conta do uso de entorpecentes. Além disso, é preciso que o Legislativo fiscalize quais são as políticas públicas que o poder Executivo oferece para que casos como esses não se tornem comuns”, diz Ana Paula.

Adolescente foi encontrada acorrentada em guarda-roupa de casa em Sorocaba (Foto:  Guarda Civil Municipal/Divulgação)

Adolescente foi encontrada acorrentada em guarda-roupa de casa em Sorocaba (Foto: Guarda Civil Municipal/Divulgação)

Acorrentada em casa

A atitude desesperada da auxiliar de cozinha em acorrentar a filha foi descoberta pela Guarda Municipal, em junho, após receber denúncia de que uma jovem, de 17 anos, estava presa dentro de casa. Na residência, os agentes encontraram a jovem presa pelo tornozelo em um guarda-roupa.

A mãe, de 43 anos, chegou a ser detida no dia 13 de junho por maus-tratos e contou sobre a angústia e desespero que a fizeram a tomar tal atitude. Outros três filhos também moram com ela em uma casa humilde no bairro Nova Esperança.

“Ela quebrava toda a casa e chegou a agredir todo mundo, até o irmãozinho”, relatou a mãe ao G1, na época.

A menor chegou a ser encaminhada a uma instituição, mas conseguiu fugir. A própria mãe a reencontrou perambulando pela rua e então procura ajuda do Conselho Tutelar.

“Ela [menina] estava com fome e quase dormindo. Sozinha eu consegui trazê-la para casa, ela deitou e dormiu. Isso de sexta para sábado, mas ela fugiu e corri atrás. Fiquei a manhã toda rodando”, comentou a mãe sobre a primeira tentativa de tratar a filha.

Internação compulsória

Frustrada com as tentativas, a auxiliar de cozinha conseguiu encaminhá-la à Santa Casa de Sorocaba. O Ministério Público havia pedido um despacho ao juiz para que a adolescente fosse internada imediatamente para desintoxicação na unidade, já que o município – segundo o Conselho – não tem uma clínica exclusiva a menores de idade.

Enquanto a jovem aguardava transferência para alguma entidade na região, clínicas para dependentes químicos foram fechadas em Araçoiaba da Serra (SP) e, então, o MP solicitou à Vara da Infância e Juventude que ela fosse acolhida em Sorocaba.

A coordenadoria de política sobre droga cumpriu a determinação judicial nesta segunda-feira (31).

Adolescente foi encontrada acorrentada em guarda-roupa de casa em Sorocaba (Foto: Guarda Civil Municipal/Divulgação)

Adolescente foi encontrada acorrentada em guarda-roupa de casa em Sorocaba (Foto: Guarda Civil Municipal/Divulgação)

Compartilhe  

últimas notícias