Colunistas
José Pereira: Dilúvio de Janeiro

Dilúvio de Janeiro
“Chuvas que caem, caem sem parar”. O verso da música parece se encaixar com exatidão para o Brasil neste começo de 2022, marcado por um ‘dilúvio’ e muitos transtornos. Mais de 30 brasileiros perderam a vida no ano que acabou de começar devido a incidentes como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas que não deveriam estar habitadas.
Cidades como Franco da Rocha, Várzea Paulista, Francisco Morato, Embu das Artes, Arujá, Itapevi, Ribeirão Preto e Jaú foram duramente castigadas com os problemas. O resultado: as mortes por deslizamentos apenas no mês de janeiro já superam o registrado em todo o ano passado.
O fenômeno se repete ano após ano. É do conhecimento dos governantes que de dezembro pra janeiro as águas caem com mais força, gerando os eventos adversos e que vitimam pessoas. As pessoas que habitam áreas ribeirinhas morrem e as promessas continuam, sem nada feito no tocante às questões habitacionais e até de justiça social.
No final do ano já havíamos assistido a estragos e calamidade em estados como a Bahia e Minas Gerais. Além das irreparáveis mortes, ocorrem perdas patrimoniais e que deixam no limpo uma verdadeira multidão. Doravante, deve-se buscar a prevenção de novas ocorrências tristes como as que vivemos. Algo estrutural e não paliativo, pelo bem do Brasil.
Mas nem apenas de exemplos ruins vivemos. Em Nova Odessa, por exemplo, podemos lembrar o incessante trabalho do então comandante da Defesa Civil, Paulo Henrique Bichof – atualmente vereador no município –, que por anos buscou atuar no enfrentamento direto das enchentes. E, ao mesmo tempo, atacando as origens do problema a nível municipal.
-
Sem categoria14 horas atrás
A ‘festa’ do pão e circo
-
Sem categoria10 horas atrás
Shakira e Piqué: amigo íntimo diz que cantora sofre após separação e descarta traição do jogador
-
Sem categoria5 horas atrás
Vídeo: Arthur do Val e Boca Aberta brigam nas ruas de Londrina e confusão é toda gravada
-
Sem categoria4 horas atrás
Atriz pornô é encontrada morta, nua e amarrada em árvore no Japão
-
Sem categoria14 horas atrás
“O outro e a outra também têm dores e esperanças”, Criolo
-
Sem categoria9 horas atrás
‘Minions 2: A Origem de Gru’ estreia hoje e promete divertir a família inteira; assista ao trailer
-
Sem categoria11 horas atrás
Operação da Polícia na Baixada Santista termina com 23 presos
-
Sem categoria10 horas atrás
Túmulos de quatro crianças astecas são descobertos no México