Diário de São Paulo
Siga-nos

Joia 2022: apelido de palhaço ilustra a luta de meia do Santos com multa superior a meio bilhão

Após uma temporada com destaques vindos da base, como Kaiky, Gabriel Pirani, Ângelo e Marcos Leonardo, o Santos prepara um meia ofensivo para chegar aos

Joia 2022: apelido de palhaço ilustra a luta de meia do Santos com multa superior a meio bilhão
Joia 2022: apelido de palhaço ilustra a luta de meia do Santos com multa superior a meio bilhão

Redação Publicado em 22/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h25


Weslley Patati supera drama no início da carreira e agora mira os profissionais após a Copinha

Após uma temporada com destaques vindos da base, como Kaiky, Gabriel Pirani, Ângelo e Marcos Leonardo, o Santos prepara um meia ofensivo para chegar aos profissionais. Weslley Batista, de 18 anos, conhecido como Weslley Patati, assinou o primeiro contrato profissional com o Peixe em 2020, com três anos de validade e multa de 100 milhões de euros (cerca de R$ 648 milhões).

Patati recebeu esse apelido quando ainda morava com a família em Presidente Dutra, no Maranhão. Sem condições de comprar chuteiras para jogar futebol, o garoto pegava pares muito maiores, como se fossem de um palhaço, emprestados de atletas mais velhos. Por isso, ganhou o apelido, inspirado na dupla Patati & Patatá.

Aos poucos, o jovem passou a adotar o apelido. Meia canhoto, tem como referências uma dupla que brilha com a camisa do Paris Saint-Germain: Messi e Neymar.

– Eu me vejo como um jogador bem ofensivo, inteligente com a bola, bom passe, bom drible e boa visão de jogo.

Weslley Patati em ação pelo time sub-20 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Weslley Patati em ação pelo time sub-20 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Drama pessoal

Antes de chegar ao Alvinegro, Patati superou um drama pessoal. Em 2018, o atleta foi foi chamado por um empresário para jogar em um time em Jataí, Goiás. Animado com a possibilidade de se aproximar do sonho de ser jogador de futebol, aceitou. Porém, ele alegou ter sido abandonado, sem condições para se alimentar, e não conseguia contato com sua família para voltar para casa. Quando não estava treinando, morava em um alojamento e precisava fugir com os amigos para buscar frutas em árvores.

A situação só foi superada graças a um colega de time. O amigo virou quase um irmão e deu uma família para o garoto maranhense. Meses depois, Patati conseguiu falar com seu pai, explicou os problemas e voltou para casa. Em 2019, Patati foi descoberto pelo empresário Maurice Cohen. O agente levou o garoto para testes no Santos em julho. A partir daí, as coisas mudaram para o meia.

– Quando recebi a notícia de que vinha para o Santos, fiquei muito feliz. Eu pude me juntar com a galera, fui muito bem recebido. Até hoje, graças a Deus, tudo vem acontecendo muito bem na minha vida, o Santos abriu as portas para mim e sou muito grato, tenho um carinho enorme pelo clube e espero um dia retribuir tudo isso que eles fizeram e que hoje ainda fazem por mim. Espero dar muitas alegrias à torcida santista, ao Santos e a todos que torcem por mim.

Weslley Patati convocado para a seleção brasileira — Foto: Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Weslley Patati convocado para a seleção brasileira — Foto: Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Já no Peixe, Patati conseguiu se destacar. Nesta temporada, as atuações renderam convocações para a seleção brasileira sub-18, onde disputou a Revelations Cup no México.

– Cara, foi uma sensação inexplicável, uma experiência muito boa estar com os melhores sub-18 do Brasil. Me sinto muito feliz por participar dessa competição. Peguei algumas coisas em que eu precisava melhorar, aprendi com outros moleques e foi muito bom para mim. Absorvi muitas coisas.

Agora, o foco de Weslley Patati tem sido a Copa São Paulo. O meia acredita que, se realizar uma boa competição, pode chamar a atenção do técnico do time principal do Peixe, Fábio Carille.

– A preparação está forte. Estou muito focado, sei da importância dessa competição, que pode abrir portas para mim na equipe profissional. Então, estou me preparando ao máximo para chegar e fazer um bom campeonato e, quem sabe, receber uma oportunidade no profissional.

Aliás, a expectativa por ser convocado para treinar com os profissionais é grande. Questionado se teremos Weslley Patati no elenco do Peixe em 2022, ele mantém a confiança.

– Eu acredito que sim. Tenho muita fé e acredito que posso chegar ao elenco profissional depois da Copinha, tenho essa expectativa dentro de mim. Estou buscando isso, cada dia mais e mais. Estou dando meu melhor, focado e me preparando para que quando apareça a oportunidade, eu consiga aproveitá-la muito bem.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias