Diário de São Paulo
Siga-nos

Jogadores formados em Cotia fizeram quase metade dos gols do São Paulo na temporada

O espaço que jogadores formados na base do São Paulo ocuparam no time nesta temporada foi conquistado com gols e assistências.

Jogadores formados em Cotia
Jogadores formados em Cotia

Redação Publicado em 03/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h46


Brenner lidera ranking de artilheiros; base também é responsável por 25% das assistências

O espaço que jogadores formados na base do São Paulo ocuparam no time nesta temporada foi conquistado com gols e assistências.

O time, que lidera o Campeonato Brasileiro, tem 98 gols marcados desde o início de 2020. Desses, 41 (42%) foram feitos por jogadores que surgiram no Centro de Formação de Atletas de Cotia.

Brenner, de 20 anos, é o artilheiro do São Paulo na temporada, com 22 gols. Além dele, sete jogadores da base marcaram gols: Gabriel Sara (seis), Hernanes (quatro), Igor Gomes (quatro), Diego Costa (dois), Helinho (um), Paulinho Boia (um) e Toró (um).

Entre os jovens que têm sido titulares de Fernando Diniz (Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Brenner), só o volante Luan não marcou – ele ainda busca seu primeiro gol com a camisa tricolor.

Assistências

O ranking de garçons do São Paulo é dominado por veteranos nas primeiras posições. Mesmo assim, os jogadores formados no clube também têm bons números: são responsáveis por 24% das 63 assistências na temporada.

Gabriel Sara tem quatro assistências, seguido de Brenner e Igor Gomes, cada um com três. Nesse quesito, Reinaldo (11), Luciano (sete), Daniel Alves (seis), Vitor Bueno (seis) e Pablo (cinco) aparecem na frente. Toró (duas), Helinho, Luan e Paulinho Boia (uma cada um) também têm assistências.

O São Paulo encorpou quando Diniz passou a apostar em jovens jogadores. A fórmula funcionou principalmente no Campeonato Brasileiro, mas também ajudou o time a chegar à semifinal da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Grêmio.

No Brasileiro, único torneio que resta na temporada, a equipe lidera com sete pontos de vantagem sobre Atlético-MG e Flamengo, os rivais mais próximos.

O São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira, quando vai a Bragança Paulista enfrentar o Red Bull Bragantino. Em janeiro, o time terá seis jogos e só dois deles contra adversários que estão entre os dez primeiros colocados do campeonato.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias