Diário de São Paulo
Siga-nos

Jogador do AEK é punido pela Uefa por tatuagem “polêmica”, e Porto deverá pagar multa alta

A Uefa acusou o zagueiro Ognjen Vranjes, do grego AEK, de conduta antiética por sua "tatuagem polêmica”. No braço direito, o jogador tem desenhado o rosto de

Jogador do AEK é punido pela Uefa por tatuagem “polêmica”, e Porto deverá pagar multa alta
Jogador do AEK é punido pela Uefa por tatuagem “polêmica”, e Porto deverá pagar multa alta

Redação Publicado em 29/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h54


Entidade distribuiu sanções a clubes e jogadores na Liga dos Campeões masculina e feminina e Liga Conferência Europa

A Uefa acusou o zagueiro Ognjen Vranjes, do grego AEK, de conduta antiética por sua “tatuagem polêmica”. No braço direito, o jogador tem desenhado o rosto de Momcilo Djujic, um sacerdote sérvio que foi o líder dos chetniks durante a Segunda Guerra Mundial. Para os bósnios, Djujic é considerado um criminoso de guerra e colaborador dos fascistas italianos e das tropas nazistas.

O órgão regular do futebol europeu não mencionou detalhes sobre a tatuagem de Vranjes, mas disse que o defensor de 31 anos foi punido por causa dela enquanto jogava na vitória do AEK por 1 a 0 sobre o Velez na Liga Conferência, em julho.

O bósnio também tem uma tatuagem para os hooligans do clube e é conhecido por ataques selvagens e comportamento provocativo. No final de 2018, ele foi chamado pela associação de futebol do seu país depois de várias postagens incendiárias nas redes sociais.

A longa lista de punições

Após as rodadas iniciais de jogos válidos por diversas competições de clubes da entidade, como a Liga dos Campeões masculina e feminina, a Liga Europa e também a Liga Conferência, a Uefa distribui uma série de punições.

Porto foi multado em 72.000 euros, cerca de 500 mil reais, por conduta imprópria da equipe e atraso no pontapé do empate sem gols com o Atlético de Madrid, pela Champions. O clube sueco Malmo pagará 10.000 euros (R$ 63.042) por “transmitir mensagens provocativas de natureza ofensiva” por meio de uma faixa, além de gritos ilícitos durante a derrota por 3 a 0 para a Juventus, também na Liga dos Campeões.

Ainda entre os times mais conhecidos, o Tottenham foi advertido por violar os regulamentos de equipamentos com as luvas do goleiro, na partida contra o Stade Rennais, válida pela Liga Conferência.

David Wotherspoon, do escocês Johnstone, foi suspenso por três jogos por agredir um jogador. E sobrou também para o árbitro Allen Lynch, quesofreu repreensão por violar “regras básicas de conduta decente” enquanto dirigia uma partida da Liga Conferência.

 Spela Rozmaric em ação pelo Pomurje  — Foto: Reprodução Instagram

Spela Rozmaric em ação pelo Pomurje — Foto: Reprodução Instagram

Já no futebol feminino, Sami Shoshi, membro da equipa albanesa do Vllaznia, teria tido um comportamento racista durante a derrota por 2 a 0 para a Juventus pela Liga dos Campeões. Spela Rozmaric foi considerada culpada de agredir outra jogadora na derrota de Pomurje por 4 a 1 para Kharkiv, na mesma competição.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias