Diário de São Paulo
Siga-nos

Jogador bissexual da NFL diz que comentários racistas de Gruden são “chocantes”

O jogador Ryan Russell, um dos primeiros a se assumirem como bissexuais na NFL, afirmou estar "triste" e "chocado" com os comentários racistas feito pelo

Jogador bissexual da NFL diz que comentários racistas de Gruden são “chocantes”
Jogador bissexual da NFL diz que comentários racistas de Gruden são “chocantes”

Redação Publicado em 13/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h15


Ryan Russell, um dos poucos da liga a falarem abertamente sobre o assunto, se disse “triste” com revelações de comentários de ex-treinador dos Buccaneers e Raiders

O jogador Ryan Russell, um dos primeiros a se assumirem como bissexuais na NFL, afirmou estar “triste” e “chocado” com os comentários racistas feito pelo treinador Jon Gruden, que foi campeão do Super Bowl com o Tampa Bay Buccaneers e pediu demissão do Las Vegas Raiders nesta semana. A liga encontrou e-mails enviados por ele em 2011 com mensagens racistas, homofóbicas e machistas.

Jon Gruden — Foto: Getty Images

Jon Gruden — Foto: Getty Images

– Fiquei profundamente triste, chateado, chocado, espantado que o líder de uma organização, um líder de jovens e da cultura do futebol em geral teria tantas coisas negativas, depreciativas, odiosas realmente, discriminatórias para dizer sobre tantos tipos diferentes de pessoas – afirmou Russell, de 29 anos, que foi draftado pelo Dallas Cowboys em 2015.

Na última sexta-feira (8) a imprensa do EUA noticiou que uma investigação da liga encontrou e-mail de 2011 no qual Gruden, que na época trabalhava como comentarista, usou termo racista contra DeMaurice Smith, presidente do sindicato dos jogadores.

– Escrever “Fim ao Racismo” pintado nos gramados não significa nada se isso não está imbuído em seu estafe, dentro do seio de sua organização – disse Russell.

Ryan Russell em 2017, pelos Buccaneers — Foto: Getty Images

Ryan Russell em 2017, pelos Buccaneers — Foto: Getty Images

Gruden afirmou não se lembrar do ocorrido, mas pediu desculpas. Nesta segunda-feira, o New York Times teve acesso a mais e-mails do treinador no qual ele usa termos homofóbicos e criticou a contratação de mulheres para trabalharem como árbitras na NFL.

Os e-mails foram encontrados durante investigação da NFL após acusações de assédio sexual e abuso moral dentro do Washington Football Team. Jon Gruden tem um relacionamento próximo com Bruce Allen, que na época era o presidente do Football Team. Na troca de mensagem entre os dois também foram encontradas fotos de mulheres de topless, incluindo de duas cheerleaders da equipe comandada por Allen.

– A NFL é capaz de promover essa mudança [pôr fim ao racismo]. As pessoas não estão pedindo nada que vá além da capacidade da liga – afirmou Russell.

O jogador, que atualmente está sem equipe, assumiu-se como bissexual em 2019.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias