Diário de São Paulo
Siga-nos

Joesley Batista diz que retornou ao Brasil no domingo

O empresário Joesley Batista, um dos controladores do frigorífico JBS, disse que voltou ao Brasil no domingo, em comunicado divulgado nesta terça-feira (13).

Joesley Batista diz que retornou ao Brasil no domingo
Joesley Batista diz que retornou ao Brasil no domingo

Redação Publicado em 13/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 21h24


O empresário Joesley Batista, um dos controladores do frigorífico JBS, disse que voltou ao Brasil no domingo, em comunicado divulgado nesta terça-feira (13). Ele estava no exterior desde que foi divulgada a informação de que ele e outros executivos do grupo fizeram um acordo de delação premiada.

Joesley disse que participou de reuniões nesta segunda-feira, em Brasília, e de encontros de trabalho nesta terça-feira (13) em São Paulo. Segundo a apuração do Jornal Nacional, ele prestou novo depoimento ontem a Procuradoria Geral da República, em Brasília, sobre as denúncias da Operacao Bullish, que investiga empréstimos e operações financeiras do BNDES na JBS.

O novo depoimento foi uma determinação do juiz Ricardo Leite, que está à frente da operação, para prestar esclarecimentos sobre afirmações que Joesley fez na sua delação, de acordo com o Jornal Nacional.

Nos vídeos, Joesley afirmou que depositou US$ 150 milhões em contas no exterior a pedido do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e que esse dinheiro seria propina relacionada a empréstimos e aportes financeiros do BNDES. O dinheiro teria financiado campanhas políticas.

O empresário disse que viajou com autorização da Justiça brasileira e que estava na China e “não passeando na Quinta Avenida, em Nova York, ao contrário do que chegou a ser noticiado e caluniosamente dito até pelo presidente da República”.

A J&F não confirmou a agenda de Joesley Batista no Brasil.

Veja o comunicado de Joesley Batista na íntegra:

“O empresário Joesley Batista informa que está no Brasil desde domingo passado.

Ele se ausentou do Brasil nos últimos dias para proteger a integridade de sua família, que sofreu reiteradas ameaças desde que ele se dispôs a colaborar com o Ministério Público.

Joesley Batista estava na China – e não passeando na Quinta Avenida, em Nova York, ao contrário do que chegou a ser noticiado e caluniosamente dito até pelo presidente da República. Não revelou seu destino por razões de segurança. Viajou com autorização da Justiça brasileira.

O empresário esteve ontem, segunda-feira, em Brasília, em reuniões. Hoje, participou de encontros de trabalho em São Paulo.

Joesley é cidadão brasileiro, mora no Brasil, paga impostos no Brasil e cria seus filhos no Brasil. Está pessoalmente à disposição do Ministério Público e da Justiça brasileiros para colaborar de forma irrestrita no combate à corrupção.”

Compartilhe  

últimas notícias