Diário de São Paulo
Siga-nos

Jardim Japonês do Parque da Cidade de Jundiaí é fechado por infestação de carrapatos

O Jardim Japonês do Parque da Cidade de Jundiaí (SP) foi fechado temporariamente devido a uma investigação de carrapatos, conforme divulgado pelo Departamento

Jardim Japonês do Parque da Cidade de Jundiaí é fechado por infestação de carrapatos
Jardim Japonês do Parque da Cidade de Jundiaí é fechado por infestação de carrapatos

Redação Publicado em 21/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h40


O Jardim Japonês do Parque da Cidade de Jundiaí (SP) foi fechado temporariamente devido a uma investigação de carrapatos, conforme divulgado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) nesta segunda-feira (20).

A medida de prevenção foi tomada após uma pesquisa acarológica feita pela Zoonoses em todo o parque apontar maior concentração de carrapatos no jardim. A Vigilância Epidemiológica ressalta que não há casos suspeitos de febre maculosa por contaminação no parque.

Até que o jardim seja liberado para visitação, será monitorado constantemente pelas equipes da Zoonoses. Segundo a Dae, entre maio e outubro, a presença de carrapatos é maior por conta do período de estiagem.

Por isso, a orientação é redobrar os cuidados para não andar em áreas proibidas e sinalizadas, não deitar na grama e nem se aproximar das capivaras.

Visitantes são orientados a fazer autoexame na entrada e saída do Parque da Cidade  (Foto: Dae Jundiaí/Divulgação)

Visitantes são orientados a fazer autoexame na entrada e saída do Parque da Cidade (Foto: Dae Jundiaí/Divulgação)

Prevenção

Todos os visitantes do Parque da Cidade são orientados a fazer o autoexame no local e na saída. Caso algum carrapato seja encontrado no corpo, de acordo com a prefeitura, é necessário torcê-lo de duas a três vezea e usar uma pinça para puxar.

Ainda de acordo com a Dae, as medidas de prevenção da Zoonoses incluem manutenção do espaço e distribuição de folder. As providências foram iniciadas com o corte de todo o mato no parque.

Compartilhe  

últimas notícias