Diário de São Paulo
Siga-nos

Japão pode estender estado de emergência por um mês

O governo japonês poderá estender por cerca de um mês o estado de emergência em vigor em todo o país por causa da pandemia do coronavírus. Atualmente, ele

Japão pode estender estado de emergência por um mês
Japão pode estender estado de emergência por um mês

Redação Publicado em 30/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h26


Atualmente, ele está programado para vigorar até 6 de maio

O governo japonês poderá estender por cerca de um mês o estado de emergência em vigor em todo o país por causa da pandemia do coronavírus. Atualmente, ele está programado para vigorar até 6 de maio.

Esta semana, o primeiro-ministro Abe Shinzo declarou, durante uma reunião do Comitê Orçamentário da Câmara Alta do Parlamento, que a questão é se será possível ou não declarar o fim do estado de emergência nessa data. Ele disse que essa perspectiva parece improvável, lembrando que os casos de infecção continuam aumentando.

Governadores realizaram uma reunião online, na quarta-feira, e decidiram pedir ao governo central que estendesse o estado de emergência em todo o país.

Vários governadores fizeram apelos para que o estado de emergência continue em vigor, citando temores de que os casos de infecção poderiam se espalhar ainda mais, se ele for afrouxado parcialmente e as pessoas começarem a circular novamente.

Segundo fontes, membros de um painel de especialistas do governo japonês concordaram em uma reunião não oficial que o estado de emergência deveria ser estendido em todo o país. O painel deve se reunir nesta sexta-feira.

ABr

Compartilhe  

últimas notícias