Diário de São Paulo
Siga-nos

Japão: na corrida para substituir Abe, Suga surge como forte candidato

Yoshihide Suga, um fiel aliado de longa data de Shinzo Abe, surgiu como forte candidato a sucedê-lo como primeiro-ministro do Japão, o que pode resultar em

Japão: na corrida para substituir Abe, Suga surge como forte candidato
Japão: na corrida para substituir Abe, Suga surge como forte candidato

Redação Publicado em 31/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h00


Fiel aliado de Abe, Yoshihide Suga disse que não quer o cargo

Yoshihide Suga, um fiel aliado de longa data de Shinzo Abe, surgiu como forte candidato a sucedê-lo como primeiro-ministro do Japão, o que pode resultar em uma ampliação dos estímulos fiscais e monetários que marcaram os quase oito anos de Abe como premiê.Japão: na corrida para substituir Abe, Suga surge como forte candidatoJapão: na corrida para substituir Abe, Suga surge como forte candidato

Primeiro-ministro que governou o Japão por mais tempo, Shinzo Abe anunciou na sexta-feira (28) que estava renunciando devido a uma doença crônica, abrindo espaço para a eleição de um líder dentro do Partido Liberal Democrata (PLD).

Enquanto outros aspirantes a sucessor declararam a intenção de concorrer, Suga, de 71 anos, disse que não quer o cargo. Mas os comentários foram colocados em dúvida pela mídia nos últimos dias, que o colocou no centro das atenções.

“Eles realmente vão tentar fazer com que Suga substitua Abe e continue o governo sem ele”, disse o professor de Ciência Política Koichi Nakano, da Universidade Sophia.

Em entrevista à Reuters na última semana, Suga ressaltou a necessidade de impulsionar o crescimento econômico em vez de endurecer as restrições para conter o vírus, indicando a necessidade de promover o turismo.

“Precisamos considerar o que podemos fazer para evitar que a economia caia de um penhasco”, disse Suga em seu gabinete parlamentar, onde uma grande fotografia dele ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava exposta.

A entrevista, em que Suga negou novamente que queria o cargo, foi parte de uma blitz de mídia antes de Abe anunciar sua renúncia, na qual ele falou com pelo menos quatro grandes grupos de comunicação.

Político que traçou seu caminho sozinho, Suga foi escolhido por Abe em 2012 para o importante cargo de secretário-chefe de gabinete, atuando como principal porta-voz do governo, coordenando políticas e organizando a administração.

O vencedor da eleição do PLD, que a mídia nacional estima que pode acontecer por volta de 15 de setembro, basicamente garante o cargo de primeiro-ministro, porque o partido tem maioria no Parlamento. O ganhador completará o mandato de Abe como líder do PLD, que se encerrará em setembro de 2021.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias