Diário de São Paulo
Siga-nos

Japão e Coreia do Sul reiniciarão negociações comerciais em dezembro

O Japão e a Coreia do Sul concordaram em reiniciar um diálogo de alto nível sobre políticas comerciais no mês que vem. Este movimento ocorre após o Japão ter

istoé
istoé

Redação Publicado em 29/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 12h31


O objetivo é aliviar o severo controle japonês sobre exportações

O Japão e a Coreia do Sul concordaram em reiniciar um diálogo de alto nível sobre políticas comerciais no mês que vem. Este movimento ocorre após o Japão ter decidido impor controles mais severos sobre exportações ao seu país vizinho desde o mês de julho.

Autoridades do setor comercial dos dois países se encontraram em Seul na quinta-feira (28). Um dos membros da parte sul-coreana disse que ambos os países estão capacitados a reconstruir a confiança na reunião a nível de trabalho. Eles decidiram realizar conversações inicialmente em nível técnico, em Tóquio e, posteriormente, em nível político. Estas serão as primeiras conversações neste patamar em mais de três anos.

Contudo, existem diferenças entre os pontos de vista dos dois países em relação à reunião. O Japão vê o evento como uma oportunidade para confirmar os progressos feitos pela Coreia do Sul no seu sistema de controles comerciais. Seul vai pedir ao Japão para abolir seus controles de exportação através do diálogo.

Hiroshi Kajiyama, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, expressou otimismo em relação às conversações. Ele disse que “é importante que os dois lados confirmem mutuamente seus pontos de vista atuais através de discussões e movimentos significativos nas conversações”.

Por Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias