Diário de São Paulo
Siga-nos

Jair Bolsonaro é denunciado internacionalmente por “crimes contra humanidade”

O Tribunal Penal Internacional recebeu na quinta-feira (28) uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro . A representação, feita pelo Coletivo de

Poder 360
Poder 360

Redação Publicado em 28/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 11h20


Representação contra Bolsonaro foi feita por comissões de direitos humanos do Brasil no Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia, na Holanda

O Tribunal Penal Internacional recebeu na quinta-feira (28) uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro . A representação, feita pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos e pela Comissão Arns, afirma que Bolsonaro cometeu crimes contra a humanidade e incitação de genocídio aos povos indígenas.

Com a denúncia em mãos, o tribunal vai avaliar e decidir se abrirá investigação. Em justificativa à colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo , o presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias, afirmou que as questões foram enviadas a um tribunal internacional porque não há “caminho eficiente” para apuração desses crimes no Brasil.

A acusação feita contra o presidente cita uma série de violências cometidas contra os povos indígenas. Entre elas, as queimadas na Amazônia , incitação de violência, demissão de pesquisadores da área e omissão nas respostas aos crimes ambientais na Amazônia.

Ao todo, 120 países, incluindo o Brasil, reconhecem o Estatuto deRoma , instrumento jurídico utilizado pelo Tribunal Penal Internacional para julgar os casos apresentados.

Por iG

Compartilhe  

últimas notícias