Diário de São Paulo
Siga-nos

Jaguar: “Power Games”

Por Tchelo Emerson

Jaguar: “Power Games”
Jaguar: “Power Games”

Redação Publicado em 07/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h32


Por Tchelo Emerson

A relação dos negócios com a arte sempre gera debates acirrados. Há casos em que artistas realmente inventivos conseguem estabelecer um negócio sustentável com base em sua arte. Porém, o funil é muito estreito e a realidade se impõe para muitos artistas que, a despeito de terem capacidade criativa em alto nível, nem sempre conseguem transpor as barreiras dos negócios.

Cito aqui a banda britânica que começou sua carreira produzindo o que de melhor foi feito em termos de “heavy metal”, mas que não atingiu o topo do “music business”: a banda Jaguar.

Garry Pepperd (guitarra), Jeff Cox (baixo e vocal) e Chris Lovell (bateria) deram os primeiros passos sob o nome Jaguar em dezembro de 1979, na cidade de Bristol. Com a chegada do vocalista Paul Merrel, gravam “Power Games”, que se tornou um clássico da Nova Onda do Heavy Metal Britânico, movimento cultural que abalou a Inglaterra em fins dos anos 70 até meados dos anos 80, gerando grandes bandas como Raven, Saxon e Iron Maiden.

Após fazerem sucesso em turnês europeias, especialmente na Holanda, onde gravaram um álbum ao vivo (Holland’82), assinaram contrato com outra gravadora e entraram em estúdio para a gravação do segundo álbum. A banda foi muito influente, e o líder dos gigantes do Metallica, Lars Ulrich, admitiu que se inspirou numa música do Jaguar para compor um dos seus sucessos, a música “Whiplash”.

Mas o mercado da música já começava a mudar. Grandes bandas como Iron Maiden e Def Leppard se cercavam de estruturas empresariais, grandes gravadoras e produtores renomados para conseguirem consolidar seus nomes perante o público mundial.

O Jaguar não encontrou o mesmo respaldo empresarial e de produção. A banda continuou criativa e produziu bons álbuns ao longo do tempo, mas a indústria da música exige mais do que isso. Muitas vezes, é preciso mais do que criatividade e bons músicos para que uma banda avance na indústria musical, é preciso conhecer alguns jogos de poder.

Fica aqui uma ótima indicação para quem quer conhecer a música pesada em alto nível: a banda Jaguar.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias