Diário de São Paulo
Siga-nos

Italo e Silvana chegam a Tóquio com histórico vencedor no Japão

Os dois primeiros integrantes do quarteto do surfe brasileiro desembarcaram na manhã deste domingo em Tóquio. O potiguar Italo Ferreira e cearense Silvana

TOQUIO
TOQUIO

Redação Publicado em 18/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h10


Dupla é a primeira do surfe a desembarcar em Tóquio. Medina e Tati chegam na segunda

Os dois primeiros integrantes do quarteto do surfe brasileiro desembarcaram na manhã deste domingo em Tóquio. O potiguar Italo Ferreira e cearense Silvana Lima chegaram para a disputa das Olimpíadas trazendo na bagagem um histórico vitorioso nas ondas do Japão. Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb só chegam na segunda.

No evento teste realizado em 2019 no Japão, os dois nordestinos disputaram as finais do ISA Games, em Miyazaki. Nessa competição, Italo se sagrou campeão, enquanto Silvana foi vice na disputa feminina. Segundo a surfista de Paracuru, isso não aconteceu por acaso.

– O mar é bem parecido com o Nordeste, né? Então favorece muito a equipe do Brasil e a mim. É um tipo de mar que nós brasileiros conhecemos muito. Por um lado é favorável para o Brasil, mas eu acho que também todos os atletas estão lá porque mereceram e vão querer medalha também. Não vai ser fácil – explicou Silvana.

Apesar de receber ondas pequenas nessa época do ano, a Praia de Tsurigasaki, onde vai ser disputada a prova olímpica de surfe, pode receber ondas grandes durante a janela de disputa, que abre no próximo dia 25. A previsão da formação de um tufão pode gerar ondas de mais de 3m de altura já no primeiro dia de competição. Algo bem parecido com o que aconteceu em Miyazaki em 2019.

– Pela experiência que eu passei em 2019, nos dois primeiros dias de evento, as ondas estavam bem pequenas e no último dia entrou uma tempestade, com vento, e aí as ondas ficaram com 1,5m. A gente tá sabendo dessa possibilidade. É um lugar realmente famoso por ter ondas pequenas, mas aí pode ter a possibilidade de ter ondas maiores. Independente do tamanho da onda, eu vou estar preparado – explicou Italo.

Italo e Silvana terão agora uma semana para se preparem para a estreia no dia 25. A janela do surfe vai até o dia 28, mas pode ser estendida até o dia 1 de agosto se as condições do mar não possibilitarem a conclusão da prova.

Silvana Lima desembarca em Tóquio — Foto: Reprodução COB

Silvana Lima desembarca em Tóquio — Foto: Reprodução COB

Italo será o cabeça de chave número 1 no masculino e está escalado para a 1ª bateria, contra o italiano Leonardo Fioravanti, o japonês Hiroto Ohhara e o argentino Leandro Usuna.

– Eu acho que essa é uma oportunidade incrível, não só pros atletas brasileiros que vão competir, que tão classificado, mas para os amantes do esporte. Quem sonhava em um dia ver o surfe nas Olimpíadas. Eu acho que isso já é uma conquista incrível. Não só o surfe, mas o skate também que que entrou e vai estrear nas Olimpíadas – comemorou Italo.

Já Silvana terá pela frente a sua grande rival e heptacampeã mundial, Stephanie Gilmore (AUS), além de Pauline Ado (FRA) e Anat Lelior (ISR). Na primeira fase, os dois melhores de cada bateria avançam direto para a 3ª fase e os dois piores caem para a repescagem.

– Está sendo um momento histórico para a gente e estou muito feliz com esse momento, em fazer parte disso. Acho que eu estou vivendo a minha melhor fase, então estou muito feliz, acredito que eu vou chegar muito bem. Minhas pranchas estão super boas, minha cabeça está bem também e acreditar que tudo pode dar certo. Esse é o pensamento. E focar, bateria por bateria, para chegar até a final ali e buscar da medalha – disse Silvana.

Em Baía Formosa, campeão mundial de surfe divide ondas com surfistas iniciantes

Em Baía Formosa, campeão mundial de surfe divide ondas com surfistas iniciantes

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias