Diário de São Paulo
Siga-nos

Itália iguala recorde com 30 jogos invicta e completa mais de mil minutos sem tomar gol

Um dos segredos para tal série vitoriosa é o desempenho da defesa italiana. O último gol sofrido pela equipe de Roberto Mancini foi em outubro do ano

ITALIA
ITALIA

Redação Publicado em 21/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h14


Se não perder nas oitavas da Euro, Roberto Mancini vai superar lendário Vittorio Pozzo e ser técnico com maior série de invencibilidade na Azzurra. Time não é vazado desde outubro de 2020

Três jogos, três vitórias, sete gols marcados e nenhum sofrido. A Itália de Roberto Mancini passa com louvor para as oitavas de final da Eurocopa, mas vai além. A Azzurra completou 11 jogos sem ser vazada. São 1055 minutos sem buscar a bola nas próprias redes. E vai mais além. A equipe está invicta há 30 partidas e igualou o próprio recorde.

Se não perder na próxima fase, Mancini vai superar a marca do lendário técnico Vittorio Pozzo, bicampeão mundial com a Itália em 1934 e 1938 e que também manteve uma invencibilidade de 30 jogos entre 1935 e 1939. A última derrota da Azzurra foi em setembro de 2018, para Portugal, no início da passagem do atual treinador.

Série invicta da Itália

30 jogos
25 vitórias
5 empates
81 gols marcados
7 gols sofridos

Os 30 jogos da série invicta da Itália

A Itália tem duas derrotas sob o comando de Mancini: para Itália e França, no início de sua passagem, em 2018. O treinador manteve a humildade e enalteceu a marca atingida. Mas foca no prêmio principal: a taça no fim.

– É um prazer alcançar um mito como Vittorio Pozzo, mas há troféus mais importantes do que esses 30 jogos. Pozzo ganhou troféus importantes, então ainda tempos que atingir esse nível. Qualquer um que chega às oitavas de final da Euro pode ganhar, certamente – disse o técnico.

Um dos segredos para tal série vitoriosa é o desempenho da defesa italiana. O último gol sofrido pela equipe de Roberto Mancini foi em outubro do ano passado, no 1 a 1 com a Holanda, pela Liga das Nações. A Azzurra foi vazada apenas sete vezes no período de 30 jogos sem perder.

Mancini não escondeu o orgulho de sua equipe após a vitória por 1 a 0 contra País de Gales. Ele fez oito mudanças em relação às duas rodadas anteriores e, mesmo recheada de reservas, a Itália não diminuiu sua agressividade. Terminou a partida com 23 finalizações e tem média de 20 por jogo na Euro até agora.

– Eu gosto de ver isso. Fizemos oito mudanças e merecíamos fazer mais gols. Eles fizeram tudo ficar mais fácil. Se defenderam muito bem. É importante que a identidade do time seja a mesma, mesmo com três, quatro mudanças. Eles todos sabem oque fazer e o produto final não muda – reiterou o treinador.

A Itália foi líder do Grupo A, com nove pontos, e agora espera pela definição do segundo colocado do Grupo C, que no momento é a Ucrânia. A partida pelas oitavas de final da Azzurra vai ser no próximo sábado, dia 26, em Wembley, Londres.

Roberto Mancini pode estipular maior série invicta na Itália — Foto: Alberto Lingria/EFE

Roberto Mancini pode estipular maior série invicta na Itália — Foto: Alberto Lingria/EFE

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias