Diário de São Paulo
Siga-nos

Irã garante que vai “punir” responsáveis pela queda do avião ucraniano

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse hoje (14) que o país vai "punir" todos os responsáveis pela queda do avião civil ucraniano, atingido por um míssil

Irã garante que vai “punir” responsáveis pela queda do avião ucraniano
Irã garante que vai “punir” responsáveis pela queda do avião ucraniano

Redação Publicado em 14/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 08h34


Autoridades iranianas fizeram detenções relacionadas ao acidente

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse hoje (14) que o país vai “punir” todos os responsáveis pela queda do avião civil ucraniano, atingido por um míssil nos arredores de Teerã no último dia 8.

“Para o nosso povo é muito importante que qualquer responsável por um ato de negligência seja levado à Justiça”, disse Rohani em discurso transmitido pela televisão em Teerã.

“Todos aqueles que têm de ser punidos vão ser”, acrescentou o presidente iraniano.

De acordo com a Associated Press, as autoridades iranianas fizeram detenções, suspostamente relacionadas à queda do avião.

O governo da República islâmica acabou por reconhecer que o avião das linhas aéreas da Ucrânia, com 176 pessoas a bordo, foi abatido “por erro” por um míssil balístico iraniano, na quarta-feira passada.

O anúncio da responsabilidade das Forças Armadas do Irã no acidente causou choque e uma onda de indignação em Teerã.

No sábado à noite, uma cerimónia em homenagem às vítimas transformou-se numa manifestação contra as autoridades, com gritos de “morte aos mentirosos”, antes de ser dispersa pela polícia. No domingo à noite, houve outras manifestações.

Segundo a agência Associated Press, as forças de segurança iranianas dispararam balas reais e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos já pediram ao Irã que permita que as pessoas protestem pacificamente, conforme prevê a Constituição.

Emissora pública de televisão de Portugal

Compartilhe  

Tags irã

últimas notícias