Diário de São Paulo
Siga-nos

“Irã enriquece mais urânio do que antes de acordo nuclear”, revela líder do país

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta quinta-feira (16) que o nível de enriquecimento de urânio alcançado pelo país é superior àquele que existia

“Irã enriquece mais urânio do que antes de acordo nuclear”, revela líder do país
“Irã enriquece mais urânio do que antes de acordo nuclear”, revela líder do país

Redação Publicado em 17/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 08h48


Anúncio foi feito pelo presidente Hassan Rohani

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta quinta-feira (16) que o nível de enriquecimento de urânio alcançado pelo país é superior àquele que existia antes do acordo nuclear de 2015.

“Hoje, o Irã não tem mais nenhuma restrição no campo de energia nuclear”, acrescentou o chefe de Estado, sem especificar se ele se referia à quantidade de urânio enriquecido ou ao nível de enriquecimento.

O acordo nuclear de 2015, rompido pelos Estados Unidos após a ascensão de Donald Trump, impedia o Irã de enriquecer urânio acima de 3,67% e de armazenar mais de 300 quilos do material. Os dois limites já foram superados no ano passado, quando Teerã passou a pressionar os países europeus a renegociarem o tratado.

Para se produzir uma bomba atômica, é preciso obter um enriquecimento de urânio de 90%, e especula-se que o patamar iraniano esteja hoje ao redor de 5%. Após a morte do general Qassem Soleimani em um bombardeio americano no Iraque, em 3 de janeiro, o Irã anunciou que suspenderia os termos do acordo, o que fez Alemanha, França e Reino Unido ativarem um mecanismo de resolução de conflitos.

Os europeus alegam que querem devolver Teerã ao tratado, mas a medida, em última instância, pode levar ao restabelecimento das sanções internacionais contra o país persa e ao fim do pacto.

iG

Compartilhe  

Tags irã

últimas notícias