Diário de São Paulo
Siga-nos

Internado com Covid, prefeito de Campinas passa noite na UTI

O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), passou a noite em um leito de UTI no hospital Vera Cruz Casa de Saúde, onde está internado há cinco

Internado com Covid, prefeito de Campinas passa noite na UTI
Internado com Covid, prefeito de Campinas passa noite na UTI

Redação Publicado em 27/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h14


O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), passou a noite em um leito de UTI no hospital Vera Cruz Casa de Saúde, onde está internado há cinco dias com Covid-19, depois de apresentar frequência cardíaca baixa, segundo boletim divulgado pela unidade nesta segunda-feira (27). Após novos exames, o chefe do Executivo retornou à enfermaria durante a manhã para seguir o tratamento.

De acordo com a nota da unidade médica, o prefeito está em “estabilidade clínica e assintomático”, e foi levado à UTI durante a noite “por precaução” e para fazer monitorização cardiológica.

Ainda segundo o boletim, Dário passou bem a madrugada, sem necessidade de oxigênio suplementar, e pôde voltar ao leito de enfermaria, depois de apresentar exames cardiológicos normais.

Na nota de domingo (26), a assessoria do hospital havia informado que o estado de saúde dele permanecia estável e “dentro da normalidade”.

Já no sábado (25), o boletim apontou que Dário teve “melhora considerável dos exames laboratoriais” e apresentava “boa saturação”. O chefe do Executivo foi diagnosticado na sexta-feira (24) com uma pneumonia secundária à infecção pelo coronavírus. O leito da unidade médica é conveniado com a prefeitura.

Em virtude da internação, o prefeito pediu afastamento do cargo por 15 dias e, neste período, o vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida (PSB), fica à frente do Executivo da metrópole.

Dário teve resultado positivo para a infecção confirmado no dia 21 de setembro pela administração. Dois dias depois, foi internado para exames após relatar cansaço ao longo do dia. Desde o início da pandemia Campinas tem 4.467 mortes por Covid-19 e 138.587 casos positivos.

Encontro com governador

O prefeito começou a sentir sintomas em 17 de setembro, quando se reuniu na metrópole com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para lançar um programa voltado para trabalho e renda. O republicano passou mal no evento e teve uma indisposição, destaca o governo municipal.

O chefe do Executivo estava isolado em casa desde a última segunda-feira (20) , após cancelar a agenda pública. Dário já tomou as duas doses da vacina e não havia sido infectado desde o início da pandemia.

Prefeito de Campinas, Dário Saadi, ao lado de Doria durante evento em Campinas — Foto: João Alvarenga/EPTV
Prefeito de Campinas, Dário Saadi, ao lado de Doria durante evento em Campinas — Foto: João Alvarenga/EPTV

Após o diagnóstico de Dário, o g1 questionou o governo de São Paulo sobre a situação de Doria. A assessoria informou que ele foi testado e o resultado foi negativo. Além disso, reiterou que o tucano faz testes semanalmente e segue todos os protocolos de prevenção.

Dário também se reuniu com secretários e a imprensa na sede da prefeitura em uma entrevista coletiva, também no dia 17, quando abordou a queda nos casos de síndrome respiratória e internações por Covid-19 na metrópole. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) também alertou para a predominância da variante delta – mais transmissível do coronavírus – na cidade.

Em nota, a Secretaria de Saúde alegou que “o Departamento de Vigilância em Saúde monitora todas as pessoas que tiveram contato próximo com o prefeito”.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias