Diário de São Paulo
Siga-nos

INSS limita acesso em vistorias após representante sindical contrair Covid-19

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai restringir o acesso de pessoas que participam das vistorias nas agências — para verificar as

INSS limita acesso em vistorias após representante sindical contrair Covid-19
INSS limita acesso em vistorias após representante sindical contrair Covid-19

Redação Publicado em 21/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h10


Entrada será restrita a dois representantes e um profissional indicado pelo instituto que acompanhará a inspeção

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai restringir o acesso de pessoas que participam das vistorias nas agências — para verificar as condições sanitárias de combate à Covid-19 —, depois que uma representante sindical, que esteve em quatro unidades do instituto em Fortaleza (CE), testou positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“Para garantir os protocolos sanitários determinados pelo Ministério da Saúde nesta retomada gradual do atendimento e não colocar em risco a saúde de segurados e servidores, serão permitidas visitas nas agências apenas com hora marcada e fora do horário de expediente, que atualmente é de 7h às 13h”, informou o INSS , em nota.

Ainda de acordo com o órgão, será permitida a entrada de, no máximo, dois representantes, além de um indicado pelo INSS que acompanhará a inspeção .

Segundo o instituto, durante as visitas, há também circulação em ambientes não abertos ao público. Por isso, “há a necessidade de uma sanitização minuciosa e completa da agência”.

Para não atrapalhar o atendimento aos segurados — já que metade das agências do país foi reaberta para outros serviços —, os agendamentos das inspeções devem ser feitos com os superintendentes regionais. As vistorias vão acontecer em três dias úteis.

“Em caso de dúvida ou falta de algum equipamento, (aqueles que participarem das inspeções) devem informar imediatamente ao gerente executivo responsável”, afirmou o INSS.

Os visitantes serão submetidos a medição de temperatura antes de entrarem nas agências, assim como acontece com os segurados. Eles também deverão usar máscaras. Aqueles que apresentarem temperatura acima de 37,5° não poderão ingressar nas unidades.

Médicos peritos

O INSS reforçou ainda que os médicos peritos que trabalham em agências já inspecionadas e liberadas devem retornar ao trabalho nesta segunda-feira (21), avaliando as condições de seus respectivos consultórios. O órgão já ameaçou os profissionais de corte de ponto , caso a categoria não volte a examinar presencialmente os segurados. Já houve também ameaça de demissões .

A Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP) deve iniciar, nesta segunda, novas vistorias em unidades de todo o país, a fim de verificar se há segurança para as avaliações médicas . As que estiverem aptas a funcionar de acordo com as exigências sanitárias, informou a entidade, terão as perícias retomadas.

Na sexta-feira, o presidente da ANMP, Luiz Argolo, disse, em entrevista ao programa Estúdio I, da Globonews , que a categoria poderá voltar ao trabalho na próxima quarta-feira.

.

.

.

iG

Compartilhe  

últimas notícias