Diário de São Paulo
Siga-nos

Infectados curados podem não ser imunes à Covid-19, diz OMS

Na noite de ontem, 24, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou levantamento que informa que ainda não existem provas de que organismo de recuperados

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 25/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h13


Órgão afirma que “certificado sem risco” pode inflamar segunda onda da doença

Na noite de ontem, 24, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou levantamento que informa que ainda não existem provas de que organismo de recuperados da Covid-19 tenha criado anticorpos capazes de resistir a uma segunda infecção.

OMS também rebateu o que alguns países têm chamado de “certificado sem risco” ou “passaporte de imunidade”, que seria um documento entregue a pessoas que se recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus .

Desta forma, pessoas que possuírem o certificado podem retomar à rotina normal, já que são “imunes”. “O uso de tais certificados pode, portanto, aumentar os riscos de transmissão continuada”, alertou a organização.

Para construir o relatório, o órgão se baseou em 20 estudos científicos que apontam para riscos de uma segunda onda da pandemia . Um dos estudos é da universidade norte-americana John Hopkins, uma das principais a monitorar o status do vírus no mundo. Segundo os estudos, 2,8 milhões estão infectados e o total de óbitos é de aproximadamente 200 mil.

IG

Compartilhe  

últimas notícias